Ícone do site Portal GCMAIS

Dia Internacional da Dança: saiba por que 29 de abril foi escolhido para homenagear a arte dos movimentos

Dia da Dança saiba por que 29 de abril foi escolhido para homenagear a arte dos movimentos

Foto: Pexels

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem, a dança.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Instituído pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco da Unesco, o dia é uma homenagem ao coreógrafo, bailarino e ensaísta francês Jean-Georges Noverre, nascido em 1727. Ele foi um importante nome da arte em sua época e deixou uma obra que ainda hoje é lembrada. Seu tratado intitulado Cartas sobre a Dança (1760) segue sendo referência no estudo do movimento.

A movimentação do corpo tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. A data busca a valorização dessas identidades distintas.

Leia também | Enem 2022: confira datas de inscrição e aplicação das provas

Publicidade

Mas quando foi que o ser humano encontrou na dança uma forma de se expressar? Há registros em pinturas nas cavernas de que, na pré-história, o homem já bailava interagindo com a natureza. No Egito e na Grécia, cerca de dois mil anos antes de Cristo, essa arte tinha um caráter sagrado; fazia partes dos rituais em homenagem aos deuses. Com o passar do tempo, surgiram os bailes e as apresentações artísticas. O primeiro espetáculo de balé no mundo, por exemplo, data do século XV.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile