Entre um calendário apertado com maratona de jogos em curto espaço de tempo e dificuldades inerentes ao contexto de pandemia no País, o futebol cearense também tem o que comemorar e vislumbra um cenário de boas perspectivas. Uma das conquistas é que, a partir de 2022, o estado do Ceará terá mais uma vaga na Copa do Nordeste, passando a contar agora com três representantes no torneio regional.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Uma realidade que abre a possibilidade de, além de Ceará e Fortaleza, que já vem disputando a competição nos últimos anos, equipes como Ferroviário, Atlético e Pacajus também possam lutar por vaga no Nordestão. Em entrevista exclusiva ao portal GCMAIS, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, repercutiu o feito, que só foi possível graças ao fato de a entidade ter assumido, nesta temporada, o 1º lugar no Nordeste no ranking nacional das federações da CBF.
“O ano de 2022 vai ser de grande importância pra nós, porque nós conseguimos finalmente mais uma vaga na Copa do Nordeste. Embora o time que ficar com a 3ª vaga vá disputar a fase preliminar, terá grande chance de jogar a Copa do Nordeste com os demais campeões (caso avance para a fase de grupos). Ou seja, teremos uma grande força na Copa do Nordeste, onde será uma disputa muito boa, muito salutar, paralela a do Campeonato Cearense de 2022”, afirmou Carmélio.
Outra conquista, que também é consequência da liderança da FCF no ranking de federações da CBF no Nordeste, é que o futebol cearense ganhou mais uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o estado contará com três representantes na competição em 2022, em vagas obtidas a partir da classificação dos times no Estadual. Uma dessas vagas já asseguradas é do Atlético Cearense.
Com a boa fase do futebol cearense, que chegou em sua 5ª final de Copa do Nordeste nos últimos oito anos e hoje conta com dois clubes na Série A do Brasileirão, o presidente da FCF mira agora um novo passo a ser perseguido pelos times locais. “Vemos muitas perspectivas. É de futebol sul-americano, é de Copa do Nordeste, é um Campeonato Cearense mais forte. Já já o torcedor vai ver um time cearense na Taça Libertadores em breve, se Deus quiser”, projetou.
Leia também | TV Cidade transmite as finais do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense
Mauro Carmélio comentou ainda os bastidores da retomada do Campeonato Cearense, que ficou paralisado por quase 50 dias, em virtude dos decretos de isolamento social rígido do Estado, e foi retomada no início de abril, a partir da 2ª rodada da segunda fase da competição.
“Primeiramente, muita responsabilidade. Eu sempre disse aos clubes que, enquanto tivesse essa pandemia, não haveria condição. Fomos liberados pelo Governo do Estado e tivemos que fazer um Campeonato às presas, apertadíssimo, dentro do período de maio, onde conseguimos conquistar o calendário. Teve parceria e a colaboração de muita gente: o Sindicato dos Atletas, o Sindicato dos Árbitros, a crônica esportiva. Todos nos ajudaram muito no sentido de terminarmos o calendários. Os clubes também, principalmente o Ceará, que teve que disputar três competições paralelas ao Estadual”, detalhou.
Confira a íntegra da entrevista, gravada na Arena Castelão, antes da decisão da Copa do Nordeste entre Ceará e Bahia:
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<