+ Wave

A revolução do Hydrofoil

O hydrofoil basicamente é um avião que voa embaixo da água e sustenta uma prancha através de um mastro, fazendo ela literalmente voar em cima da água!

Compartilhe:
27 de abril de 2024
Gilberto Gouveia

O Ceará é conhecido mundialmente pelos fortes ventos na temporada, e pelos verdes mares com suas águas quentes e as belas paisagens nos seus 576 kms de litoral, propícios para a prática dos esportes náuticos como o surf, o kitesurf e agora o wingfoil. Cada vez mais o litoral cearense está sendo invadido por um esporte que pode ser aplicado a várias categorias dos esportes na água, o Hydrofoil.

A revolução do Hydrofoil

Um hydrofoil é um equipamento que, devido a suas asas submersas semelhantes às de um avião, chamadas de “foils”, é capaz de “voar” acima da superfície da água. O princípio é semelhante ao da aerodinâmica de aeronaves, mas aplicado na hidrodinâmica para navegação. À medida que a velocidade aumenta, as asas submersas criam um levantamento que eleva o casco acima da água, diminuindo o atrito e permitindo que a embarcação alcance maiores velocidades.

Na prática, isso significa a prancha, em casos de esportes aquáticos como o surf e o kitesurf, é sustentada acima da água por um mastro. Esse mastro é conectado às asas subaquáticas, que, ao cortarem a água enquanto a embarcação se move, geram levantamento e “elevam” a prancha, fazendo com que ela “voe” sobre a água.

Esse “voo” sobre a água resulta em uma experiência de navegação muito suave e rápida, pois há muito menos resistência do que se toda a prancha estivesse em contato com a água. Isso é especialmente atraente em esportes aquáticos, onde a sensação de deslizar sobre a água com pouco atrito é uma sensação única e emocionante. Assista o vídeo abaixo para compreender melhor.

O ceará está vivendo uma verdadeira explosão do hydrofoil, vários esportes estão se rendendo a fluidez, a alta performance e a velocidade que o hydrofoil permite, pois ao elevar a prancha, elimina o atrito dela com a água, permitindo deslizar com mais fluidez e velocidade.

velejo de kitesurf com hydrofoil é muito veloz

O hydrofoil é muito envolvente e cativante, vários praticantes do kitesurf convencional com pranchas twintip ou de kitewave se renderam aos encantos do hydrofoil, chegando até a não sentir mais prazer em deslizar sobre as águas com atrito. Este redator que vos escreve é um deles, eu não sinto mais prazer em velejar “arrastando o bucho na água” como falamos na resenha.

Hoje eu acho um retrocesso velejar com pranchas de arrasto, me sinto como se estivesse dirigindo o meu carro sem as 4 rodas, arrastando o fundo no asfalto. Claro que isso é uma resenha, mas para quem plana com o hydrofoil sobre as águas com leveza, fluidez e velocidade, velejar com uma prancha de arrasto é um retrocesso. Só quem ainda não descobriu a revolução do hydrofoil é que ainda não se rendeu aos seus encantos e a sua mobilidade.

KITESURF COM PRANCHA DE HYDROFOIL

Gilberto velejando de kite com hydrofoil na Barra do Ceara

O velejo de kitesurf com hydrofoil é muito prazeroso, você consegue atingir altas velocidades dependendo da asa que usa. Até pouco tempo atrás era a minha modalidade preferida na vela, com ela você consegue fazer longas distancias no downwind e principalmente no upwind, já que o hydrofoil permite ganhar muita orça sem muito esforço. Hoje o kitesurf com hydrofoil já é uma modalidade olímpica, que fará a sua estreia nos jogos olímpicos de Paris.

A FEBRE DO WINGFOIL

Eu sempre me perguntava por que os meus amigos kitesurfistas que aprendiam o wingfoil não velejavam mais com o kite. Vi vários amig0s que simplesmente abandonaram o kitesurf depois que começaram a praticar o wingfoil. Isso aconteceu também com este redator que vos escreve.

Gilberto Velejando de wingfoil com uma prancha agulhão

Resolvi descobrir o motivo desse reação nos meus amigos, e senti na pele essa emoção de velejar com o wingfoil, e eu também praticamente abandonei o kitesurf. Não digo que desta água não beberei, não vendi meus equipamentos de kitefoil como muitos amigos fizeram, mas hoje em dia seleciono bem mais os dias de velejar com o kitesurf, e muitas vezes vou a praia e levo somente o equipamento de wingfoil.

O wingfoil me seduziu de uma maneira que eu nunca poderia imaginar, por ser um esporte novo, em plena evolução, por não ter as linhas que causam grande perigo aos banhistas e aos próprios velejadores quando há algum problema, e por ser um velejo mais livre, onde você pode desligar o wing e vir surfando as ondulações sem o peso do kite te puxando o tempo todo.

O SURF FOIL E O SUP FOIL

Hoje já existe uma corrente muito forte de adeptos do surf foil e do sup foil, que não usam nenhum tipo de vela para propulsão.

O surf foil é basicamente o mesmo surf, onde o praticante pega a onda na remada, a diferença é que ele plana sobre a água com o hydrofoil, e consegue se mover entre as ondulações usando o molejo do corpo que é conhecido como “pump”.

O Stand up paddle também conhecido como SUP tem uma legião de apaixonados pelo hydrofoil. No sup foil o atleta pega ondas e se locomove com a ajuda de um remo, as pranchas são maiores, mais compridas como uma prancha agulhão do wing. O atleta de sup foil além do remo também usa muito o “pump” quando estão planando em seus hydrofoils e hoje quem pratica o sup foil e o surf foil podemos dizer que já são uma evolução em relação aos esportes de hydrofoil com vela, como o kite, o wing e o windsurf.

Enfim, hoje estamos vivendo a revolução do hydrofoil, que parece ser o futuro e a evolução de tudo que desliza sobre a água, a fluidez, a leveza e a velocidade que o hydrofoil atinge, comparados as pranchas convencionais que se arrastam na água, é algo simplesmente surreal.

Se você se interessou ou tem vontade de conhecer o Hydrofoil em suas diversas vertentes, procure uma escola especializada e se divirta, existe um outro mundo para ser desbravado com os esportes com hydrofoil. O hydrofoil é o futuro de tudo que se locomove sobre a água.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.