Com cerca de 23 mil quilômetros quadrados, a Anna Creek Station, localizada no sul da Austrália, é reconhecida como a maior fazenda de carne bovina do mundo. Sua extensão supera o território de países como Israel e El Salvador, e sua operação envolve desafios logísticos únicos.
Fundada no século XIX, a propriedade abriga cerca de 10 mil cabeças de gado e utiliza aviões para monitorar rebanhos e deslocar funcionários, dada a grande distância entre as áreas de manejo. A fazenda pertence atualmente à Williams Cattle Company, que adquiriu a propriedade em 2016 por cerca de R$ 81 milhões.
A empresa controla outras seis fazendas na região e exporta carne bovina produzida a pasto para países como Japão, Estados Unidos e nações do sudeste asiático. A Anna Creek combina tradição e tecnologia, empregando recursos modernos para garantir eficiência e sustentabilidade em um ambiente árido e de vegetação limitada.

História e estrutura da maior fazenda do mundo
Originalmente estabelecida em Strangways Springs, a Anna Creek foi transferida para sua localização atual em 1872 e passou a ser administrada pela família Kidman a partir de 1935. Sidney Kidman, conhecido como o “Rei do Gado” australiano, construiu um império agropecuário que se tornou símbolo do setor.
Sua família manteve a fazenda por mais de um século, até a venda para a Williams Cattle Company. A fazenda ocupa cerca de 2,4 milhões de hectares, sete vezes mais que a maior fazenda dos Estados Unidos. Seu rebanho é composto principalmente pela raça Hereford, conhecida pela fertilidade e boa adaptação ao clima local.
A operação conta com poucos funcionários residentes, cerca de oito, que cuidam de todas as atividades da estação. Caminhões boiadeiros gigantes, conhecidos como road trains, são usados para transportar até 330 animais por viagem.




