Além das unidades móveis da Prefeitura, o Estado também disponibiliza serviços semelhantes
Serviços veterinários de graça incluem consultas, exames e castrações de cães e gatos em Fortaleza
Os tutores de animais de estimação em Fortaleza agora têm acesso facilitado a serviços veterinários essenciais, graças a iniciativas municipais e estaduais que oferecem castrações gratuitas. Em um esforço para promover o bem-estar animal e controlar a população de cães e gatos, os programas têm sido amplamente utilizados pela comunidade.
De acordo com Geisa, integrante de um grupo de protetores de animais abandonados, “a gente vai pegando na rua e vai trazendo e vai vendo que vai dando certo, porque aí são muitos abandonos.” A castração não apenas ajuda a evitar a superpopulação de animais abandonados, mas também traz benefícios significativos para a saúde dos bichinhos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Simone, tutora de uma cadela de cinco anos, descreveu o processo: “Peguei a senha, já consultei e agora é só aguardar para marcar a castração dela.” Esse procedimento não só contribui para o controle populacional, mas também reduz o risco de câncer e outras doenças graves para os animais.
O Vetemóvel, um serviço itinerante oferecido pela Prefeitura, tem sido fundamental nesse esforço. Desde o seu lançamento em 2018, o programa já realizou quase 200 mil atendimentos em 60 localidades de Fortaleza. “Com relação a unidade movel do VetMovel, as castrações são feitas por agendamento pelo número 156, dígito 6, enquanto as consultas são presenciais, por ordem de chegada,” detalha Ricardo Garcia, secretário da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal de Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além das unidades móveis da Prefeitura, o Estado também disponibiliza serviços semelhantes. O PET Ceará Móvel, em operação desde o último mês, já realizou mais de 5 mil procedimentos em duas localidades da cidade uma na Praça Nossa Senhora Aparecida no Bairro Jardim das Oliveiras, e outra na Areninha Santa Filomena, no bairro Janguru Sul.
Com planos de expansão, a Secretaria de Saúde do Estado pretende aumentar o alcance desses serviços. “Até o final do ano, teremos nove unidades rodando, percorrendo todo o estado do Ceará,” destaca David Ratacasso titular da Secretaria da Proteção Animal do Ceará. Essa iniciativa visa não só atender às necessidades dos tutores, mas também fortalecer o programa como um todo.
Leia também |Senacon determina que Facebook remova anúncios ilícitos sobre RS
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.