Duas avenidas da capital cearense, Carneiro de Mendonça e Mozart Lucena, estão recebendo novas ciclofaixas
Fortaleza expande ciclovias para aumentar segurança dos ciclistas; saiba quais as punições para os motoristas que desrespeitam esses espaços
Fortaleza está implementando novas ciclovias e ciclofaixas em diversos bairros, visando aumentar a segurança de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Os motoristas devem estar atentos para não invadir esses espaços, pois isso pode resultar em acidentes e multas.
Duas avenidas da cidade, Carneiro de Mendonça e Mozart Lucena, estão recebendo novas ciclofaixas. Atualmente, Fortaleza conta com 460 quilômetros de infraestrutura cicloviária, com a previsão de chegar a 500 quilômetros até o final do ano. Essa expansão busca interligar regiões e bairros, promovendo mais conforto e qualidade de vida para os ciclistas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A implantação das ciclofaixas traz mais segurança para os ciclistas, mas requer a atenção dos motoristas. A infração por transitar, parar ou estacionar nessas áreas pode variar de grave a gravíssima, resultando em multas significativas.
“Conduzir sobre a ciclofaixa é considerado uma infração gravíssima, com penalização de 7 pontos na carteira e multa de R$ 880. Já estacionar ou parar sobre a ciclofaixa, mesmo para embarque e desembarque, é uma infração grave, com multa de R$ 195”, explica Roberto Félix, chefe do Núcleo de Fiscalização.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ambulante Luiz Gonzaga, que frequentemente utiliza a bicicleta para ir ao trabalho, celebra a nova infraestrutura, mas observa a falta de respeito por parte de alguns motoristas. “Eles param, deixam o carro parado, principalmente onde tem oficina. Descarregam e não respeitam, deixando no meio da via. Se a gente quiser passar, tem que esperar ou ir para o outro lado”, disse.
Ainda em julho, está prevista a conclusão da implantação das ciclofaixas nas avenidas Paulino Rocha, Castelo de Castro, Contorno Sul, Independência e Emília Gonçalves. A expansão da rede cicloviária tem como objetivo dobrar o número de ciclistas na cidade, parte do programa Pedala Mais Fortaleza.
A meta é aumentar de 235 mil para 470 mil o número de pessoas que utilizam a bicicleta para deslocamentos diários em um período de 10 anos.
Leia também | Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.