Acredita-se que a comemoração tenha surgido na Itália, em homenagem a um concurso realizado no século XX
Dia do Beijo: saiba a origem da data e porque é no dia 13 de abril
No dia 13 de abril é celebrado o Dia do Beijo, uma data simbólica que homenageia um dos gestos mais universais de afeto e conexão entre as pessoas. Embora não tenha sido oficialmente instituída no Brasil, a data ganhou notoriedade a partir de campanhas publicitárias e ações comemorativas veiculadas na mídia nacional durante as décadas de 1980 e 1990.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Acredita-se que a comemoração tenha surgido na Itália, em homenagem a um concurso realizado no século XX que premiava o casal que desse o beijo mais apaixonado. No entanto, outra versão lendária remonta ao ano de 1882, quando um jovem chamado Enrico Porchelo, conhecido por beijar todas as mulheres de seu vilarejo, virou protagonista de uma história inusitada. Segundo o relato, o padre local anunciou um prêmio para a primeira mulher que aparecesse alegando nunca ter sido beijada por Enrico. Ninguém apareceu, o que reforçou a fama do rapaz e, desde então, paira o mistério se esse “prêmio perdido” ainda está por aí, escondido em algum canto da Itália.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar das diferentes versões sobre sua origem, o que permanece é o simbolismo da data: celebrar o beijo como forma de expressão, carinho e conexão afetiva. O beijo vai além do romantismo — ele também faz bem para a saúde. Estudos mostram que beijar estimula a produção de dopamina, serotonina e oxitocina, hormônios ligados à sensação de prazer, bem-estar e vínculo emocional.
Ao redor do mundo, o Dia do Beijo pode ser comemorado em diferentes datas, mas 13 de abril acabou se tornando a principal referência mundial. A data celebra não apenas o ato em si, mas tudo o que ele representa: afeto, desejo, alegria e, acima de tudo, humanidade.
Leia também | Papa Francisco surpreende fiéis com aparição na missa de Domingo de Ramos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Governo Federal regulamenta ‘RG Animal’ com cadastro nacional gratuito para cães e gatos

STF julga integrantes do ‘núcleo 2’ do golpe, ex-assessores de Bolsonaro

Auxílio Vale Gás de abril: veja quem recebe o pagamento nesta terça-feira (22)
