Soft skills: quais são as habilidades dos profissionais do futuro?
Em um mercado cada vez mais tecnológico, com mudanças aceleradas e problemas complexos, a produtividade e o bem-estar do time estão diretamente relacionados com o quanto os profissionais estão preparados emocionalmente para lidar com as complexidades e, mesmo assim, manter a sustentabilidade do negócio. A Duomo Aprendizagem Corporativa desenvolveu uma série de trilhas de aprendizagem que orientam o profissional a entender quais são suas qualidades e pontos de melhoria.
“O autoconhecimento é uma ferramenta essencial para saber quais são as fortalezas da nossa personalidade que podem ser apresentadas como diferenciais e quais características devem ser trabalhadas para a conquista de resultados melhores. Para isso, é preciso conhecer nossos próprios modelos mentais, analisar, questionar e alterar determinados valores e crenças para que seja possível modificar nossas ações”, explica Joacir Martinelli, diretor executivo da Duomo.
Da mesma forma que o profissional busca trabalhar em empresas que agreguem valor a sua trajetória, as empresas também procuram por profissionais que agreguem valor à corporação. Afinal, muitas pessoas desempenham a mesma função, mas o olhar e as ideias de cada uma sobre determinado assunto são únicos.
As soft skills fazem parte da construção de uma marca pessoal e são ferramentas determinantes para criar um relacionamento com a empresa e com os colegas de trabalho. As habilidades interpessoais nos ajudam a criar motivação, foco, orientação para resultado, capacidade de colaborar e produtividade de alta performance. Cargos de liderança, principalmente, precisam dispor de estratégias variadas ao lidarem com as próprias emoções e com as de outras pessoas.
Para abranger diversas características procuradas pelas empresas, como resiliência, produtividade, assertividade, empatia e comunicação significativa, são realizados workshops para resgate e apropriação de cada uma delas, com aplicação prática dos aprendizados e validação dos resultados. Medidas de ação como essas também fazem parte do processo de desenvolvimento de habilidades que já são naturalmente fluentes. “70% do desenvolvimento de competências é sobre a prática. Tarefas desafiadoras, experiências profissionais diferenciadas e mão na massa têm um grande impacto sobre este processo”, comenta Martinelli.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Empresas x Profissionais: como alinhar o gap entre essas demandas?

Guia Bolsa Auxílio 2025 indica valorização de 4,6% na bolsa-auxílio do estagiário no Nordeste

Além do salário: benefícios extras ajudam a atrair e reter trabalhadores
