Se você busca recolocação ou é candidato de algum processo seletivo, se prepare para entender como funciona os bastidores

Desmistificando as etapas dos Processos Seletivos: entenda como funciona os bastidores
O Recrutamento & Seleção mudou nos últimos tempos, isso não é novidade pra ninguém.

Antes, liamos o anúncio da vaga nas páginas de classificados do jornal, informando data e local da entrevista, e dali mesmo já saiamos com o resultado. Hoje, para participarmos de um processo seletivo nas empresas, se tornou muito mais estratégico e o caminho inicial geralmente é por meio das redes digitais.
Se você busca recolocação ou é candidato de algum processo seletivo, se prepare para entender como funciona os bastidores!
Inicialmente, o RH recebe uma requisição de funcionário da área que precisa contratar, aumentar ou substituir alguém do quadro de colaboradores da equipe. A requisição é feita pela Gestão do setor. Ex.: Financeiro, Comercial, Compras, Operacional…
Em seguida, essa requisição passa por uma análise de autorização, para que seja decidido se será acatado ou não a solicitação do Gestor. Caso seja autorizado, pronto, agora é com o RH.
O RH recebe a solicitação de abertura da vaga, prepara o anúncio da divulgação (em casos de substituição de colaborador a divulgação é feita no formato confidencial) apresentando informações relevantes, tais como: nome da empresa contratante, nomenclatura do cargo, quantidade de vagas, requisitos e atividades do cargo, localidade de atuação, tipo de contratação (CLT ou PJ), motivo da contratação (efetivo ou temporário), modalidade de atuação (100% presencial, híbrido ou home office), escala e horário de trabalho, salário ou pretensão salarial, e-mail para candidatura ou site da empresa.
Após abertura da vaga, começa a contar o SLA, ou seja, o tempo estimado até a escolha do candidato e fechamento da vaga. Alguns pontos podem ser considerados no SLA, de acordo com as características do vaga e grau de complexidade (nível de senioridade, escassez de perfis em determinadas localidades, expansão de negócio, número de vagas, etc), permitindo que o RH tenha um período relativo para trabalhar a vaga em questão; sendo de 1 à 15 dias, 1 à 30 dias ou 1 à 45 dias em média.
Durante todo o processo seletivo, podemos ter a seguinte classificação das etapas:
Etapa 1 – divulgação e análise dos currículos recebidos, em alguns casos utilizamos também o hunting de perfis.
Etapa 2 – entrevistas com o RH, aplicação de testes técnicos específicos, dinâmicas ou apresentações em vídeo ou Power Point.
Etapa 3 – agendamento de entrevistas dos candidatos mais aderentes com o Gestor requisitante da vaga responsável pelo setor.
Etapa 4 – retorno (feedback) aos candidatos reprovados, contato para proposta aos candidatos aprovados, recebimento de documentação para contratação.
Importante ressaltar que a duração de cada etapa é algo totalmente relativo, podendo antecipar ou exceder os períodos informados.
Veja possíveis situações que podem acontecer no decorrer do processo seletivo:
– congelamento temporário da vaga por motivos internos ou externos, geralmente deixamos os perfis mais aderentes ao cargo em stand by;
– desistência do candidato aprovado na etapa final, ocasionando reinicialização do processo;
– mudança de estratégia da vaga, ocasionando alterações na busca do perfil “ideal”;
– férias do gestor da área, ocasionando uma pequena pausa no processo seletivo até o retorno do mesmo;
São diversas nuances… E em cada empresa, pode haver estilos de processos seletivos diferentes, mas em modo geral é assim que funciona. Por isso, não deixe de pesquisar sobre a empresa, tente entrar em contato com o RH no Linkedin, não tenha receio de fazer perguntas sobre as etapas ao recrutador no momento da entrevista.
Lembre-se: transparência é um dos valores primordiais que toda empresa deve ter!
*requisição de funcionário: é o documento que formaliza a solicitação de contratação de um novo funcionário.
*SLA: significa o tempo de fechamento da vaga, entre o início de divulgação até a contratação do candidato.
*nível de senioridade: é uma classificação que indica como um trabalhador é visto com base na sua maturidade profissional e na complexidade das tarefas que desempenha, chamado também de hierárquia.
*hunting: o termo remete a “caça” ou busca de talentos para o preenchimento de uma vaga.
Por Priscila Carla Faustino Nunes – Consultora de Carreira e Mentora de RH’s
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/priscila-carla/
Email: rhpriscilacarla@yahoo.com

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Dia do Trabalho: buscas no Google por “demissão” disparam 173%, no último ano

Restaurante Vignoli anuncia 33 novas oportunidades de emprego em Fortaleza

Projeto Chá Tecnológico e social abre vagas para instrutores nas áreas de educação financeira, crochê, bordado e teatro
