Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Marketing de Incentivo: pesquisa revela crescimento do setor

Ranking  aponta aumento de 64% na categoria; itens como dinheiro são destaque nas preferências dos colaboradores

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26 de junho de 2023
Márcia Catunda

Cada vez mais, o Marketing de Incentivo tem sido a opção certeira para diferentes marcas, justamente pela sua eficiência em engajar colaboradores. Sempre atenta aos movimentos do mercado, a Mark Up, como referência do setor no país, lança uma pesquisa que coloca uma lupa sobre um dos aspectos mais importantes da modalidade: as premiações.

Marketing de Incentivo: pesquisa revela crescimento do setor
Segundo dados da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), se projeta um volume de R$ 234 bilhões somente na modalidade de viagens de incentivo. Imagem: pexels

A pesquisa chega para ser uma importante ferramenta de apoio à gestão oferecida pela Mark Up. E nela, a intensificação do Marketing de Incentivo como forma de estimular equipes a gerarem mais resultados já pode ser percebida pelo aumento de 64% de prêmios resgatados no Prêmio Ideall em 2022, em comparação ao ano anterior. Vale destacar que o Prêmio Ideall é a solução de reconhecimento e premiação da empresa e uma das mais completas plataformas do Brasil, com mais de 1 milhão de opções à escolha do premiado.

Dentre as preferências de escolhas dos colaboradores, estão: dinheiro, cartão Prêmio Ideall (benefício personalizado para processos de premiação), pagamento de contas, vale-presente e eletrô nicos. Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, a era pós-pandemia ainda tem efeitos significativos no comportamento do consumidor. “A crise econômica fez com que itens como higiene, conforto e bem-estar da família se tornassem prioridade para participantes das campanhas”, explica.

Dados de 2021, levantados pela Mark Up, já haviam mostrado um aumento significativo nos números da categoria. Na comparação com o ano de 2020, o crescimento registrado em pontos movimentados foi de 86%.

Outro ponto que merece destaque é o aquecimento das viagens como forma de premiação em 2023 no mercado de incentivo. E isso não apenas no Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos, com previsões de crescimento em 19% em relação a 2019. Segundo pesquisa realizada pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), já se projeta um volume de R$ 234 bilhões somente na modalidade de viagens de incentivo.

Segundo a presidente da Mark Up, o levantamento prova que as pessoas são o coração de qualquer organização, por isso estão sendo cada vez mais priorizadas dentro das marcas. “Um colaborador reconhecido pela sua performance compreende que a sua capacidade está sendo valorizada naquele ambiente, gerando mais motivação para que ele seja produtivo e possa fazer parte daquela história de sucesso”, diz. “Nos negócios, a relação entre o contratado e contratante, precisa acontecer de maneira positiva para ambas as partes, pois atrai diversas vantagens e valores para empresa”, explica Silvana Torres.

A executiva também reforça que a cultura data driven é essencial para promover insights estratégicos no Marketing de Incentivo, trazendo informações como aquelas presentes na pesquisa da empresa. “Qualificar, mensurar, automatizar, analisar e mapear dados da maneira que podemos fazer atualmente é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, de aproximar as equipes dos propósitos das companhias e reter talentos. Como Construtoria Estratégica essa é uma das premissas dos projetos que entregamos para os nossos clientes”, finaliza.

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