Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Como escolher um curso profissionalizante? Confira dicas para quem quer aprender uma nova profissão

Pesquisar sobre a área, a empregabilidade e a reputação da instituição de ensino é fundamental

Compartilhe:
16 de abril de 2025
Márcia Catunda

A busca do ensino profissionalizante pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho e em um curto período de tempo. Mas para crescer e conquistar novas oportunidades, é preciso saber qual área escolher, para em seguida, traçar novas metas. A procura pela capacitação também foi percebida pela Jumper! Profissões e idiomas, que registrou um crescimento de 20% em 2024 em toda a rede. As matrículas dos cursos profissionalizantes cresceram 15% nas 60 unidades espalhadas em sete estados do Brasil.

Como escolher um curso profissionalizante? Confira dicas para quem quer aprender uma nova profissão
Freepik

“Muitas áreas técnicas têm grande demanda por profissionais qualificados, aumentando suas chances de conseguir um emprego de forma mais rápida e com salários melhores”, alerta Eleandro Costa, CEO e sócio da Jumper! Profissões e Idiomas. Para fazer essa escolha, ele deu três conselhos:

Defina seus objetivos

Antes de escolher um curso, reflita se essa nova área faz sentido para você e se pergunte a razão de querer desbravar esse novo segmento: “É para ganhar mais? É para ter mais trabalho? O mercado está carente de profissionais desse setor? Quanto tempo vou levar para me formar? Tenha clareza antes de definir qual área deseja cursar”, alerta o CEO de Jumper.

Pesquise sobre a profissão

Veja quais habilidades são necessárias, o tempo de curso, quais materiais ou equipamentos você vai precisar para executar. Além disso, confira se há boas oportunidades de emprego e converse com profissionais que já atuam nesse ramo. Também vale buscar informação se a demanda por essa profissão tende a crescer a curto, médio e longo prazo.

Escolha da instituição 

É sempre importante pesquisar a reputação da escola/cursos técnicos. Cheque as avaliações de ex-alunos e antes de se matricular, verifique se a instituição tem credenciamento no MEC ou outros órgãos reguladores.

“Além disso, escolher uma instituição que ajude o aluno para além da grade curricular, é essencial. Tem lugares que ajudam a fazer currículo, avisam de vagas e auxiliam esses profissionais”, diz Eleandro.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.