Em todo o Brasil, mais de 12 milhões de pessoas convivem com a doença
Dia Mundial de Combate ao Diabetes alerta para prevenção da doença
Neste sábado (14), é celebrado o Dia Mundial de combate ao diabetes. E um dado recente, divulgado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, chama a atenção: mais de 12 milhões de pessoas sofrem com a doença no país. Estima-se que, nos próximos 20 anos, 642 milhões de pessoas no planeta tenham diabetes.
De acordo com o médico especialista em doenças crônicas, Ricardo Bezerra, as formas mais conhecidas do problema são os tipos 1 e 2.
Muitos não sabem, mas o diabetes pode causar problemas até mesmo no coração. Quase 70% dos idosos com a diabetes morrem por algum tipo de doença cardíaca. No entanto, é possível viver relativamente bem mesmo estando com a enfermidade.
O diagnóstico de diabetes ocorre quando os índices de glicose no sangue atingem mais de 125mg/dl. E, segundo a endocrinologista Ana Flávia Torquato, a obesidade tem relação direta com o tipo 2 da doença.
Só no ano passado, o Ceará registrou 1.600 óbitos por diabetes, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado. O tratamento varia conforme cada caso, desde medicações orais até insulinas. Algumas dicas simples, que muita gente já sabe, ajudam no combate à doença e também quem já convive com ela. “Diabetes tipo 2 pode ser prevenido através de um estilo de vida saudável. Uma alimentação saudável, equilibrada, evitando a obesidade, e exercícios físicos regulares podem reduzir muito o risco de uma pessoa vir a desenvolver o Diabetes Mellitus tipo 2”, complementou Ana Flávia Torquato.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.