ECONOMIA

Pix: conheça o novo sistema que passa a valer nesta segunda-feira (16)

Ferramenta deve substituir transferências de valores hoje feitas por TED e DOC

Compartilhe:
16 de novembro de 2020
Teste

A partir desta segunda-feira (16), o Pix passa a valer como o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. A novidade chega com a promessa de realizar transações entre contas de qualquer banco em poucos segundos, a qualquer dia e hora.

Pix: conheça o novo sistema que passa a valer nesta segunda-feira (16)
Foto: Reprodução

Entre os objetivos da ferramenta, estão o de aumentar a competitividade e a eficiência do mercado, e promover a inclusão financeira. No entanto, muitas pessoas ainda buscam entender o que é o Pix. A assessora do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Mayara Yano, ressalta que o sistema é inteiramente instantâneo e digital. “Você pode fazer transferências inclusive nos fins de semana, de madrugada e é muito prático. E ele é muito seguro, aberto e acessível. Ele conecta praticamente em todas as contas, independentemente de onde a outra parte tem conta”, comentou Mayara.

O Pix não é obrigatório. Ele é apenas mais uma opção ofertada, além do cartão, boleto, TED ou DOC, por exemplo. Até este domingo (15), o sistema funcionou em em esquema de teste para alguns clientes.

A chave Pix também não é obrigatória para o uso da nova ferramenta. Ela é apenas uma forma mais simples de identificar a conta do usuário. Se a pessoa quiser receber um pagamento ou transferência, por exemplo, em vez de passar nome do banco, agência, conta, CPF, pode simplesmente passar a sua chave Pix cadastrada e a transação ocorre de forma muito mais rápida.

O Banco Central não impôs regras para a cobrança de tarifas pelo serviço do PIX quando utilizado por empresas, pagadoras ou recebedoras, mas a ferramenta é gratuita para pessoas físicas e também para empreendedores individuais.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.