Casas no Porto das Dunas que eram alugadas por R$ 6 mil nas festas de fim de ano, são ofertadas por R$ 10 mil. Proprietários que nunca disponibilizaram seus imóveis, estão na expectativa de faturar em 2020, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus.
“Para evitar aglomerações, as famílias estão buscando casas e apartamentos de veraneio mais próximas às residências, como em Aquiraz e no litoral oeste, como Cumbuco, evitando, assim, um deslocamento maior, como uma viagem de avião, por exemplo”, explica o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-CE), Rodrigo Costa.
Golpes
O vice-presidente, no entanto, alerta para que os pretensos locatários desconfiem das propostas, principalmente em aplicativos de hospedagem para locação. “A lei do inquilinato diz que em até noventa dias pode-se fazer um contrato por temporada, então, o cliente faz um contrato de cinco ou seis dias regido pela lei do inquilinato e nesse contrato tem que haver uma vistoria minuciosa. Além disso, o proprietário deve pegar o registro de identidade de todas as pessoas que vão estar na residência durante o período acordado, caso alguém se envolva em algum crime e for questionado”, detalhou.
Leia mais | Os cuidados para manter a pele do rosto saudável nas festas de fim de ano
Inflação do aluguel sobe 3,28% em novembro
Antes de assinar o contrato, o cliente precisa ficar atento aos anúncios de casas ou apartamentos para não correr o risco de cair no golpe do aluguel. “É comum a busca por imóveis para locação em sites que não oferecem nenhuma segurança ao cliente. Essa prática acaba favorecendo a ação de estelionatários que utilizam fotos de imóveis que não existem ou mesmo que não são deles, apenas para pegar o dinheiro do sinal. Eles negociam tudo de forma online. É aí que o golpe acontece. É muito importante que o cliente saiba com quem está tratando, principalmente se tratando de um imóvel de terceiros”, detalhou o coordenador de fiscalização, Geovano Oliveira.
Confira o vídeo do Ceará no Ar, na TV Cidade:
https://www.youtube.com/watch?v=ZUetutUvFdY