SAÚDE

HGF não registra pacientes nos corredores da emergência neste Natal

O projeto Lean nas Emergências busca agilizar o fluxo de atendimento na rede estadual de Saúde

Compartilhe:
26 de dezembro de 2020
Portal GCMAIS

Desde a noite da última quinta-feira (24), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está com os corredores da emergência sem pacientes em espera. O cenário é motivo de comemoração diante das imagens corriqueiras de lotação de hospitais, que se tornaram ainda mais comuns neste ano de 2020 por conta da pandemia de coronavírus.

HGF não registra pacientes nos corredores da emergência neste Natal
Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde

Essa situação é resultado do projeto Lean nas Emergências. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. O objetivo dele é otimizar o atendimento de urgência e emergência, de forma sustentável, integrada e resolutiva. Assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) é capaz de entregar mais agilidade, segurança e conforto para os pacientes.

Leia também | Tombamento de um caminhão deixa um morto e um ferido em Crateús

O diretor médico do Hospital Geral de Fortaleza comemora a novidade: “É um grande presente para toda a equipe do HGF e, principalmente, para os pacientes. Vale ressaltar que esse processo só foi possível com a ajuda e o engajamento de toda equipe de profissionais do HGF, que comprou a ideia do Projeto Lean nas Emergências e se engajou nas ações propostas”.

Além desta unidade, outros hospitais da rede estadual de Saúde devem sentir o impacto do projeto.

O Hospital da Messejana, por exemplo, não registra pacientes nos corredores da emergência desde há mais de um mês, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará.

“Agradeço a todos que fazem o dia a dia dos hospitais e das nossas unidades de saúde. Eles são a prova de uma sociedade que se doa, e sente-se feliz por isso. Tudo pelo simples fato de crerem no futuro, por acreditarem na atitude como forma de construir, e por empenharem-se em silêncio. Essas são provas de sensibilidade, dignidade e humildade!”, afirma o Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.