Cinco pessoas morreram vítimas do incêndio que atingiu a sede o “Sérum Institute of India”, em Pune, nesta quinta-feira (21). A maior fábrica de vacinas do mundo, produz o imunizante contra a covid-19 que será exportado para o Brasil.
Segundo os meios de comunicação indianos, o fogo começou num local que está em obras, dentro do edifício. De acordo com as primeiras informações, a produção de vacinas contra a Covid-19 não foi afetada. Ainda não se sabe o que causou o fogo que atingiu o prédio. As chamas atingiram dois andares.
As vítimas ainda não tiveram suas identidades confirmadas, mas acredita-se que são pessoas estavam trabalhando em uma obra no local e não funcionários do Instituto Serum. O CEO da Serum, Adar Poonawalla, lamentou o acidente e prestou homenagem aos mortos em um tweet.
O instituto é atualmente responsável por produzir milhões de doses da vacina “Covishield”, desenvolvida pela Astrazeneca e a Universidade de Oxford.
O Brasil está tentando importar 2 milhões de doses de vacina do Instituto Serum. Na semana passada, o governo federal preparou um avião para buscar os imunizantes, mas o governo indiano não liberou as doses. Nesta semana, a Índia anunciou que ia começar a exportação de vacinas, mas não colocou o Brasil entre as prioridades.