Na manhã desta quinta-feira (28), os jornalistas da rádio Jovem Pan News Fortaleza (FM 92.9) e do portal GCMAIS receberam o prêmio da Associação das Defensoras e dos Defensores do Estado do Ceará (Adpec). O primeiro lugar em rádio jornalismo e o terceiro em webjornalismo foram conquistados pelos veículos do Grupo Cidade de Comunicação, no final do ano passado, com reportagens especiais sobre violência infantil e racismo virtual, respectivamente.
Segundo Beatriz Fonteles, diretora de comunicação da Adpec, a premiação é uma forma de abordar a cidadania e os direitos humanos da população mais vulnerável. O anúncio dos vencedores foi feito de forma virtual em novembro e a entrega dos troféus acontece no mês de janeiro com visitas às redações jornalísticas. “A gente sente falta da premiação com a solenidade que merece o trabalho dos jornalistas, mas a gente tem esse bônus de poder vir aqui e conhecer o local de trabalho desses profissionais”, destacou a defensora pública.
Para a jornalista Débora Brito, foi uma honra receber o reconhecimento da Adpec. Na categoria de radiojornalismo, com tema livre, o time da Jovem Pan News ficou em primeiro lugar com a série de reportagens “Violência Infantil: Marcas da delicadeza perdida”. Foram duas matérias exibidas durante o mês de novembro abordando as violências que muitas crianças e adolescentes sofreram durante esse período de isolamento social.
O portal GCMAIS conquistou seu primeiro prêmio quando estava com apenas 15 dias no ar. O site de notícias recebeu o terceiro lugar na categoria de webjornalismo pela reportagem em multimídia “Da casa grande para as redes: Discursos racistas se multiplicam na internet”, produzida por Lucas Memória e Igor Silveira.
“Apesar de ser um veículo novo, o portal já vem com o selo de garantia do Grupo Cidade, já passa por um critério que a gente sabe que é muito exigente e para a gente esses novos meios de comunicação se encaixam perfeitamente porque são céleres, são jovens, são arrojados, enxergam a população de uma forma mais próxima”, ressaltou Beatriz Fonteles, diretora de comunicação da Adpec.
Segundo Walber Freitas, coordenador do Núcleo Digital, o GCMAIS tem conquistado cada dia mais o público de diferentes regiões do País e do mundo. “A equipe de jornalistas multimídia se dedica para levar conteúdo de qualidade e ágil diariamente aos leitores, tudo isso com apuração criteriosa”, afirmou.