COVID-19

Alerta máximo: 90% dos municípios cearenses apresentam grande risco de transmissão da Covid-19

Fortaleza, com 11.136 casos confirmados de coronavírus no mês de fevereiro, está no nível altíssimo de transmissão

Compartilhe:
22 de fevereiro de 2021
Ninho Digital

O Ceará tem 167 municípios em níveis de alerta “alto” ou “altíssimo” para transmissão da Covid-19, conforme dados divulgados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Esse dado corresponde a 90% do total de cidades cearenses.

Alerta máximo: 90% dos municípios cearenses apresentam grande risco de transmissão da Covid-19
Hospital cearense divulgou imagens dos leitos que devem acolher pacientes de Manaus

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O índice diz respeito às semanas epidemiológicas dos dias 7 a 20 de fevereiro. Conforme a tabela, nenhum município cearense está no nível “Novo Normal”, com baixa taxa de transmissão. Apenas 17 cidades estão em risco moderado.

Pandemia no Ceará 90% dos municípios apresentam grande risco de transmissão

No mapa é possível perceber que apenas um pequeno grupo de municípios está com uma situação moderada da pandemia. | Foto: Reprodução / IntegraSUS

Fortaleza, com 11.136 casos confirmados de coronavírus no mês de fevereiro, está no nível altíssimo de transmissão, assim como os municípios vizinhos Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz e Eusébio. Já Itaitinga, com 173 casos confirmados no mesmo período, está no nível alto de transmissão.

Leia mais | Sobral: hospital de campanha tem 52% dos leitos ocupados com cinco dias de reabertura

Voo com 2 milhões de doses de vacinas decola da Índia

Abertura de leitos

Preocupado com a situação da pandemia, Camilo Santana, governador do Ceará, afirmou que “a abertura de leitos tem um limite”, em alerta publicado nas redes sociais, neste domingo (21), sobre a necessidade de reforçar os cuidados para frear o aumento de casos de Covid-19 no Ceará.

Ao todo, vão ser abertos 1.119 novos leitos para atender pacientes exclusivos de Covid-19 na rede pública de saúde entre o fim de fevereiro e março deste ano. Em pouco mais de um mês, de 3 de janeiro a 13 de fevereiro deste ano, o número de internações de pacientes diagnosticados com Covid-19 cresceu 98% no Ceará, saindo de 512 para 1.018, segundo o IntegraSUS.

O Ceará tem 13 unidades de saúde com 100% dos leitos de tratamento intensivo ocupados. Os hospitais São Carlos, São Vicente e Uniclinic, todos localizados em Fortaleza, também estão com os leitos de enfermaria lotados. Outros 12 hospitais estão com ocupação das UTIs acima de 80%.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.