O governador Camilo Santana participou de reunião emergencial com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta terça-feira (23). Em discussão, a chegada de novas doses de vacina ao Ceará e a utilização de leitos do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, para receber pacientes diagnosticados com coronavírus.
“Será um grande reforço nesse momento. Nós precisamos ampliar [o total de leitos]. É fundamental que o único hospital federal no Ceará possa atender”, afirmou Camilo Santana.
Além dos leitos do Hospital Walter Cantídio, Camilo Santana alertou para a necessidade de reforço na rede estadual de atendimento. O líder do Executivo reafirmou que a meta é chegar ao fim de março com 1.074 leitos de Terapia Intensiva exclusivos para pacientes diagnosticados com coronavírus.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Continua crescente a demanda por hospitalização. A característica da pandemia dessa vez é que as pessoas estão passando mais tempo nos hospitais, exigindo mais tempo de internação, além de pessoas mais jovens [infectadas]”, detalhou.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Ainda no encontro com o ministro Pazuello, Camilo Santana defendeu o envio de novas doses de vacinas. O Ceará deve receber 72 mil novas unidades. “Amanhã (quarta-feira) deve vir mais um lote de vacinas que chegou hoje ao Brasil, da AstraZeneca. Passará pela vistoria da Fiocruz hoje e será enviado, mais tardar, amanhã aos estados. São 2 milhões de doses”, disse.
Crise em Manaus
Em janeiro, durante o período crítico que Manaus atravessou em razão da falta de oxigênio para pacientes internados com coronavírus, o Hospital Universitário Walter Cantídio foi autorizado a receber pacientes do Estado.
Estamos todos de braços abertos, corações em oração e muita disposição para receber nossos irmãos amazonenses”, garantiu o superintendente do Complexo, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior.