Ícone do site Portal GCMAIS

Lockdown em Fortaleza: poder de contágio do vírus é o mesmo da primeira onda

Lockdown em Fortaleza poder de contágio do vírus é o mesmo da primeira onda

Foto: Rodrigo Carvalho / PMF

Fortaleza entra em lockdown pela segunda vez. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e o novo decreto entra em vigor a partir de sexta-feira (5). A medida é justificada pelo crescimento de novos casos de coronavírus e pela capacidade de internação em unidades públicas e privadas da Capital. Em uma rede particular, o total de pacientes em leitos de UTI já superou o primeiro pico da pandemia, em maio do ano passado.

De acordo com Agliberto Júnior, do Instituto Ampla, o poder de contágio do vírus é o mesmo do ano passado, justificando a necessidade de um isolamento social rígido para que o sistema de saúde consiga atender aos pacientes que necessitam de internação.

Leia mais | O que se sabe sobre o lockdown em Fortaleza

Construção civil não deve ser afetada pelo novo lockdown em Fortaleza

“Nós conseguimos identificar que, infelizmente, o isolamento social rígido é a única medida de fácil ação para ser colocado em prática para poder, realmente, fazer com que a gente possa achatar a curva, para que a gente possa tentar diminuir a transmissão do vírus”, disse.

Publicidade

O especialista pondera que o lockdown deve ser acompanhado por medidas de fiscalização. “Não adianta a gente decretar um lockdown se apenas parte da população resolver se isolar nas residências enquanto outros estão por aí em festas clandestinas, festas particulares em casas de veraneio”, comentou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo o biólogo Lásaro Henrique, os 14 dias de lockdown anunciados pelo Estado e Prefeitura de Fortaleza não são baseados apenas no tempo de infecção. “Ele é baseado em uma condição temporal para dar ao sistema de saúde um respiro. Para que eles possam compreender a dinâmica do processo infeccioso no estado e que novas decisões possam ser tomadas a partir daí. Pode ser que, por exemplo, a partir dos 14 dias, se verifique a necessidade de estabelecer mais 14 dias de lockdown, ou perceber que foi o suficiente”, explicou.

Conforme o Integrasus, a taxa de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é estimada em 91,2% em Fortaleza. Considerando os leitos para adultos, a taxa fica 92,15%, enquanto os leitos infantis estão com 83,33% de ocupação. Já as enfermarias registram taxa de ocupação de 90,38%.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile