PANDEMIA

Covid-19: com uma semana para flexibilização, 94,56% dos municípios no Ceará estão em alerta altíssimo

Em todo o estado, 91,73% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados

Compartilhe:
6 de abril de 2021
Márcia Catunda

No último domingo (4), o governador Camilo Santana anunciou que o Ceará deve começar a retomada gradual dos serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (12). Porém, uma semana antes dessa data, na última segunda-feira (5), 94,56% dos municípios cearenses estavam em nível altíssimo de alerta para Covid-19.

Covid-19: com uma semana para flexibilização, 94,56% dos municípios no Ceará estão em alerta altíssimo
Foto: Thiago Gaspar / Prefeitura de Fortaleza

Leia também | Covid-19: em 3 semanas, Fortaleza já atingiu 50% da meta de vacinação da segunda fase

Esses dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará que divulga informações sobre a pandemia de Covid-19. O índice de alerta é dividido em “novo normal”, “moderado”, “alto” ou “altíssimo”, de acordo com a situação da pandemia em cada localidade.

Na última segunda-feira, a plataforma registrava que, dos 184 municípios do Ceará, 174 estavam com o nível de alerta altíssimo. Outras oito cidades (Choró, Jaguaretama, Jaguaribara, Catarina, Granjeiro, Umari, Barro e Mauriti) apresentavam nível alto. Somente os municípios Pereiro e Ererê estavam com alerta moderado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Em todo o Estado, 91,73% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados. Nas enfermarias, a ocupação é de 79,73%. Além disso, o IntegraSUS registra 518 pacientes com Covid-19 que esperam uma transferência para um leito de UTI e outros 366 que aguardam uma vaga em uma enfermaria. Entre esses pacientes, a maior parte são de idosos com mais de 60 anos.

Fonte: IntegraSUS

Esses números comprovam o que o governador Camilo Santana e o prefeito José Sarto alertaram na live do último domingo: apesar de estarmos em uma tendência de redução de casos, a situação da pandemia no Ceará ainda é muito grave.

“Há uma diminuição de casos, os dados nos animam e mostram que estamos no caminho certo. Entretanto, a circulação viral ainda é muito alta, então iremos continuar ampliando leitos, vacinando e fiscalizando”, avaliou Sarto.

Leia também | Arquidiocese de Fortaleza mantém suspensão das missas presenciais

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.