Ícone do site Portal GCMAIS

Câmara dos Deputados aprova projeto que garante incentivo ao Carnaval de Aracati

Câmara dos Deputados aprova projeto que garante incentivo ao Carnaval de Aracati

Foto: Divulgação

O Carnaval de Aracati, município que fica a cerca de 150 km de Fortaleza, é um dos mais famosos entre os municípios cearenses. Seja pela proximidade de praias belíssimas, como Canoa Quebrada, ou pela programação com grandes artistas, a festa no Aracati é conhecida como uma das maiores e mais movimentadas do Ceará.

Por mais que em 2021 o Carnaval tenha sido cancelado por conta da pandemia de covid-19, há uma expectativa de que, no futuro, quando a pandemia passar, a festa na Cidade receba mais incentivos e seja ainda maior. Isso pode acontecer graças a um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados.

Leia também | Prazo para solicitação de auxílio para profissionais da cultura em Fortaleza é prorrogado até 14 de abril

Nesta quinta-feira (8), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou uma proposta que torna o Carnaval de Aracati uma manifestação da Cultura Nacional. É o Projeto de Lei 1501/19, de autoria do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Publicidade

Agora, com a aprovação na Câmara, o PL segue para a votação no Senado Federal. Caso aprovado, ele deve garantir uma proteção constitucional de apoio e incentivo ao Carnaval de Aracati.

“O Carnaval de Aracati é um dos principais eventos do calendário cearense, que movimenta intensamente o turismo local, o setor do comércio, o entretenimento e tantos outros segmentos que empregam milhares de pessoas e geram renda. Esse reconhecimento certamente trará muito mais investimentos e fará crescer não só a cidade de Aracati, mas todo o Ceará”, afirma o deputado federal.

Leia também | Terça de Graça comemora 10 anos com exposição virtual sobre o humor cearense

O Aracati, por ter uma importância histórica e cultural para o Brasil, foi reconhecido como patrimônio histórico e artístico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2001. Alguns prédios e construções da Cidade datam do período colonial brasileiro.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile