Estudos mostram que a Covid-19 pode afetar o funcionamento dos rins como consequência da invasão direta do vírus no tecido renal
Covid ataca os rins?
Não é segredo pra ninguém que a Covid-19 atinge outros órgãos não somente o pulmão. Casos cada vez mais frequentes mostram que, além de tosse e falta de ar, a inflamação causada pelo vírus pode danificar rins, cérebro, intestino e outros órgãos. Por isso o paciente com Covid precisa ser estudado minuciosamente pelo profissional de saúde para que esse possa identificar quais órgãos foram prejudicados e, a partir daí, escolher o melhor tratamento.
Leia também | Ceará é o estado do Nordeste com mais suspeitas de reações adversas a cloroquina e ivermectina
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Uma preocupação recorrente da classe médica nesse período, quando falamos de órgãos, está relacionada aos rins. Estudos mostram que a Covid-19 pode afetar o funcionamento dos rins como consequência da invasão direta do vírus no tecido renal, provocando inflamação e disfunção de estruturas fundamentais ao processo de filtração e reabsorção.
É o que explica Tacyano Tavares, médico nefrologista do serviço de hemodiálise do Instituto Doutor José Frota. Ele fala que a soma de medicamentos utilizados em pacientes com quadro grave aumenta a inflamação dos órgãos.
“O paciente grave, aquele que precisa ser intubado e que vai para a UTI, apresenta uma série de alterações hemodinâmicas que comprometem a perfusão renal, além da tempestade de substâncias que amplificam a inflamação liberadas pelo pulmão inflamado. Além disso, esses pacientes possuem uma tendência a hipercoagulabilidade o que predispõe à formação de pequenos trombos na circulação renal,” explica.
Ainda de acordo com o nefrologista, esse é o motivo de tantas hemodiálises em pacientes internados com quadro grave. “Infelizmente a incidência de lesão renal com necessidade de hemodiálise pode chegar perto dos 50% e a lesão renal é uma condição que afeta de forma significativa a sobrevida desses pacientes que já é baixa”, afirma o médico.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Quanto a cura completa dos rins diante da melhora do paciente, por ser uma doença recente, ainda não se sabe qual a extensão da lesão renal causada pelo vírus e muito menos se haverá danos aos órgãos a longo prazo. A comunidade científica segue atenta à possibilidade de existir pessoas com sequelas renais não só durante, mas também após a pandemia.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.