Ícone do site Portal GCMAIS

Gilmar de Carvalho morre vítima de Covid-19

Foto: Reprodução

Professor, pesquisador, escritor e jornalista, Gilmar de Carvalho perdeu a batalha para a Covid-19 neste domingo (18). O anúncio de sua morte foi feita por Dodora Guimarães, curadora e pesquisadora de artes visuais, em nota à imprensa. Gilmar de Carvalho foi um dos principais estudiosos de comunicação e cultura popular no Ceará. A seguir, leia a nota:

“Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (Sobral, 1949 – Fortaleza, 2021), o escritor que trocou a ficção pelo magistério, o nosso querido PROFESSOR GILMAR DE CARVALHO, deixa o mundo órfão de sua inteligência rara. A cultura brasileira perde um de seus mais dedicados colaboradores, e a cultura do Ceará o seu mais competente tradutor”.

Leia também | Radialistas: Os maiores da cidade

No perfil do Instagram do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), berço e abrigo intelectual de Gilmar, um comunicado sobre a morte do professor também foi publicado.

“O Curso de Jornalismo e o Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Ceará, comunicam o falecimento do professor Gilmar de Carvalho. Uma das mentes mais pródigas e sagazes da cultura cearense, Gilmar soube, com argúcia, competência e sensibilidade nos falar sobre aquilo que somos, e que compartilhamos enquanto cultura! Em qual dimensão estiver, que tenha armado um tempo ‘bonito pra chover’, pra lhe receber com todas as honras que merece! Toda nossa solidariedade a Francisco e família”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Também pelas redes sociais, o governador do Ceará Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza José Sarto se manifestaram sobre a partida do jornalista.

Publicidade

Memória de Gilmar de Carvalho na UFC

Gilmar de Carvalho doou, ainda em vida, boa parte de suas materiais culturais para a biblioteca do Centro de Humanidades da UFC.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile