Secretaria de Saúde afirma que só tem doses suficientes para as pessoas que já estiverem agendadas
Com falta da CoronaVac, Fortaleza enfrenta problema para aplicar 2ª dose
O atraso na chegada de novas doses da CoronaVac fez a Prefeitura de Fortaleza limitar a vacinação a partir desta quinta-feira (29). Somente devem buscar os centros de imunização, para receber a segunda dose da vacina do Butantan/Sinovac, aqueles que forem convocados, com agendamento confirmado nas listas ou por mensagem.

Leia também | Auxílio Cesta Básica: trabalhadores podem solicitar o benefício a partir da sexta-feira (30)
“Mesmo que o prazo no cartão para a tomar a segunda dose esteja marcado para hoje (dia 29), quem não está agendado, que o nome não esteja na lista, não deve ir se vacinar, porque não teremos doses suficientes para todos”, afirmou a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, em entrevista ao telejornal Ceará no Ar, da TV Cidade Fortaleza.
Ainda de acordo com a secretária, a campanha de vacinação para quem já tomou a primeira dose da CoronaVac seguirá à medida que chegarem novos lotes, mas, por enquanto, a recomendação é esperar até o chamamento.
Antes, a estratégia da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS) era de liberar a vacinação para as pessoas à espera da segunda dose se não houvesse o agendamento até a data limite escrita no cartão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Astrazeneca
Ana Estela Leite explica ainda que a paralisação parcial da vacinação ocorre apenas para quem tomou a Coronavac. Quem vai tomar a Astrazeneca/Fiocruz permanece o mesmo esquema de imunização.
“Essa orientação é para CoronaVac, mas a campanha segue com a vacina Astrazeneca, com D1 e D2 dos públicos prioritários. Estamos concluindo a vacinação dos trabalhadores da saúde e dos idosos de 60 a 74 anos”, destaca.
Leia também | Maracanaú terá o primeiro centro de reabilitação para tratar sequelas da covid no Ceará
Novo lote de CoronaVac
Ainda nesta quinta-feira (29), o Ceará deve receber o 16º lote de vacinas com 192.050 doses. Deste total, somente 3,8 mil são de CoronaVac e as demais 188.250 da AstraZeneca. A remessa inviabiliza a retomada integral da vacinação com a CoronaVac, uma vez que Fortaleza tem um déficit de 40 mil doses do imunizante.
“É provável que já na próxima semana comecemos a terceira fase, que inclui os grupos com comorbidade, com doses que recebermos até amanhã”, explica Ana Estela.
>>Acompanhe o GCMais pelo Youtube <<<
Confira a matéria do CE no Ar:

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Quatro pessoas são capturadas pela polícia após chacina na Barra do Ceará

Fortaleza: Barra do Ceará e região têm semana com ataques, chacina e vingança; relembre os fatos

Câmara de Fortaleza adota uso do WhatsApp para notificar a entrega da carteira de identidade
