Governo alega problemas no orçamento para a realização da prova este ano
Enem 2021 só deve ser realizado em janeiro do ano que vem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser aplicado só em janeiro do ano que vem. A informação foi repassada na noite desta quinta-feira (13) pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, ao Conselho Nacional da Educação (CNE).
A justificativa para o adiamento do Enem para 2022 é a de que o Governo Federal enfrenta problemas no orçamento para a realização da prova este ano, segundo revelou a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro. Uma portaria sobre o Enem deverá ser publicada nesta sexta-feira (14).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outra informação divulgada é que uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será feita em novembro de 2021. O Inep não havia confirmado ainda se realizaria o exame este ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no país e para diagnosticar os déficits por causa do tempo de escolas fechadas na pandemia. É a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Uma portaria publicada na última terça-feira (11) com as metas do Inep não incluía a aplicação do Enem, o que levantou dúvidas sobre a realização do exame este ano.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação do Enem. Dupas assumiu a presidência do Inep este ano, logo após a realização da edição de 2020 do teste. A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde de alunos.
Ouça
Com informações do portal R7
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.