NOVA CEPA

Maranhão confirma os primeiros casos de covid-19 por cepa indiana no Brasil

Os infectados são seis pessoas que estavam em um navio vindo da África do Sul

Compartilhe:
20 de maio de 2021
Antonio A. F. dos Santos

A Secretaria da Saúde do Maranhão confirmou nesta quarta-feira (20) os primeiros casos no Brasil de pessoas infectadas com a cepa indiana do coronavírus. Segundo o órgão os infectados são seis pessoas que estavam no navio Shandong da Zhi, embarcação fretada pela Vale para carregar minério de ferro da África do Sul para São Luís, capital maranhense.

Maranhão confirma os primeiros casos de covid-19 por cepa indiana no Brasil
Foto: NIAID / Fotos Públicas

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quinta, 20 de maio (20/05)

A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva concedida pelo secretário de saúde Carlos Lula. Ele alertou, ainda, que cerca de 100 tiveram contato com os tripulantes da embarcação que estavam infectados. Segundo ele, todas elas serão testadas e acompanhadas pela Secretaria.

O navio está ancorado na costa de São Luís. Um dos tripulantes infectado com a cepa indiana está internado em um hospital particular com o quadro de saúde estável.

Ouça

Fiocruz suspende produção da vacina

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompe a partir desta quinta-feira (20) a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 por falta de insumos importados da China. As máquinas que fazem a primeira etapa da produção da vacina foram desligadas na quarta à noite e religadas somente na próxima terça-feira (25).

Leia também | Apenas uma em cada cinco pessoas no Ceará se cadastrou para a vacinação contra covid-19

A interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho. Isso porque as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado que ainda tinha no estoque.

A previsão é que cheguem no sábado, 22, dois lotes de IFA para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.