ESPECIAL MOBILIDADE

Fortaleza possui a maior frota de veículos entre as capitais do Nordeste

O alto número de carros e motos é um desafio tanto para o trânsito quanto para a construção de uma cidade sustentável

Compartilhe:
21 de maio de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Apesar de Salvador ter a maior população entre as capitais nordestinas, Fortaleza ocupa o primeiro lugar no ranking da quantidade de veículos. A capital cearense atingiu a marca de 1.182.684 veículos na frota total, somando carros, motos e motonetas. Salvador aparece em segundo lugar, com uma frota de 1.039.971 veículos. Os dados são dos Departamentos Estaduais de Trânsito do Ceará e da Bahia.

Fortaleza possui a maior frota de veículos entre as capitais do Nordeste
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Esse número se apresenta como um desafio tanto para o trânsito de Fortaleza quanto para o desenvolvimento de uma cidade sustentável. Estima-se que a quantidade de carros que circulam em Fortaleza seja ainda maior por conta do fluxo de veículos da Região Metropolitana que rodam pela Capital diariamente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Segundo os dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, um carro emite cerca de 8 vezes mais gases poluentes do que um ônibus, que possui a capacidade de carregar uma quantidade muito maior de pessoas. É por isso que estimular a mobilidade sustentável está entre os principais objetivos da gestão das cidades atualmente.

“A Prefeitura de Fortaleza vem elaborando políticas como forma de promover a mobilidade sustentável para o município”, afirma Roberto Torquato, assessor técnico da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). “De acordo com um estudo, cerca de 61% das emissões de gás de efeito estufa são oriundas dos veículos. Essas ações têm como objetivo, também, reduzir essa participação dos sistemas de transporte da emissão de gases do efeito estufa”, explica.

Leia também | Fortaleza é a capital do Brasil com o maior número de pessoas morando perto de ciclovias ou ciclofaixas

Entre as ações promovidas pela Prefeitura de Fortaleza no incentivo a uma cidade mais sustentável, Roberto Torquato destaca o sistema de carros elétricos compartilhados, inaugurado em 2016.

“Esses veículos possuem zero emissão de gases poluentes e também possuem uma baixa poluição sonora, sendo mais uma opção de transporte sustentável para quem deseja se locomover dentro do município de Fortaleza. Hoje o sistema conta com uma frota de 15 veículos elétricos, 12 estações, em que é possível o usuário estacionar e recarregar esse veículo, e sete vagas em que é possível apenas o estacionamento”, destaca o assessor técnico da AMC.

Ouça

Confira o especial mobilidade na pandemia da TV Cidade Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.