Ícone do site Portal GCMAIS

Feirantes bloqueiam avenida Osório de Paiva em protesto por retorno das feiras livres

Feirantes bloqueiam avenida Osório de Paiva em protesto por retorno das atividades

Foto: reprodução / WhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (26), um grupo de feirantes bloqueou um trecho da avenida Osório de Paiva, na altura do bairro Canindezinho, em Fortaleza, em protesto pedindo pela autorização das feiras livres.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A manifestação começou por volta das 7h e a via foi liberada às 8h50. Agentes da Polícia Militar do Ceará e da Autarquia Municipal de Trânsito agiram no local para encerrar o protesto.

Para realizar o bloqueio, que ocupou os dois sentidos da avenida Osório de Paiva, os manifestantes usaram pneus, cavaletes e as próprias estruturas das barracas das feiras.

Leia também | Empresa é condenada pela justiça por fazer “paredão de eliminação” na demissão de funcionários

Publicidade

Segundo uma das feirantes que foi ouvida pelo Grupo Cidade de Comunicação, os trabalhadores estão questionando o motivo das feiras livres ainda estarem proibidas em Fortaleza. Ela contou que as feiras estão sendo montadas “na marra” e que a polícia vem realizando ações para encerrá-las.

O decreto estadual vigente no Ceará, atualmente, proíbe “feiras de qualquer natureza e da aglomeração e circulação de pessoas em espaços públicos ou privados”. A medida é uma das que visa a redução da disseminação da covid-19.

Leia também | Fortaleza terá repescagem da vacinação nesta quarta (26) e quinta (27); confira quem tem direito

Em nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informa que está monitorando e coibindo a realização de feiras de qualquer natureza, em espaços públicos ou privados, na Cidade. Os fiscais atuam de forma preventiva, inibindo antecipadamente as montagens das estruturas, com a abordagem educativa, de conscientização da população.

A Agefis informou também que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, disponibiliza um auxílio financeiro no valor de R$ 100, equivalente aos meses de abril e maio, para feirantes, ambulantes, artesãos e empreendedores cadastrados nos projetos Meu Carrinho Empreendedor, Mulher Empreendedora e Meu Bairro Empreendedor. Ao todo, 5.496 pessoas estão aptas a receber o auxílio financeiro.

Confira as medidas que estão vigentes em Fortaleza até 30 de maio

1) O comércio de rua pode funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12h às 21h;

2) Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;

3) Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21h;

4) Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;

5) Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;

6) O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile