Construído com o objetivo de tratar casos exclusivos de Covid-19, o Hospital de Campanha da Unimed em Fortaleza teve suas atividades encerradas, nesta segunda-feira (14). O equipamento foi desativado após 108 dias de funcionamento em 2021, quando recebeu 1.185 pacientes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os atendimentos começaram em 29 de março de 2020 e, na época, atendeu 237 pacientes internados, durante 38 dias em que funcionou. Em nota, a operadora de plano de saúde informou que, no último domingo, 13, o hospital de campanha deu alta ao último paciente internado. A previsão é que toda a estrutura seja removida até o fim deste mês de junho.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, falou sobre o processo da unidade hospitalar especializada no tratamento para covid-19. “Hoje é um dia muito especial e muito esperado por todos nós. Neste momento estamos sem nenhum paciente no nosso hospital de campanha. Pessoal, são 15 meses nessa luta e com vários sentimentos, cansaço, medo, medo de não dar conta mas sempre com muita vontade de vencer e superar tudo isso”, comentou.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Os pacientes da unidade de saúde que buscarem internação para tratamento de Covid-19 receberão atendimento na própria estrutura do hospital particular. São 100 leitos de UTI disponibilizados, ondem 68 estão ocupados.
No hospital, são 130 leitos de enfermaria, dos quais 66,1% seguem ocupados. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Saiba mais
Leia também | Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60%
Leia também | Quais cuidados tomar antes e depois da vacina contra a Covid-19?