Apesar de o governador do Estado, Camilo Santana, ter levantado a possibilidade de que as feiras livres fossem liberadas neste novo decreto, que entrou em vigor nesta segunda-feira (21), estas atividades continuam proibidas. No texto do decreto estadual de Nº34.107, a determinação é pela manutenção das medidas que já estão em vigor, ou seja, o funcionamento das feiras livres continua suspenso.
Leia também | Escola de Gastronomia Social oferta 360 vagas para cursos online gratuitos; saiba como se inscrever
Segundo João Evangelista, presidente da Associação das Feiras Livres de Fortaleza, há uma expectativa positiva para que o Governo do Ceará autorize o funcionamento destas atividades em breve.
“Está todo mundo otimista, muito feliz, apesar do decreto continuar da mesma maneira, mas os feirantes não podem deixar de trabalhar. Nós precisamos estar com as nossas atividades ativas, porque é daqui que nós tiramos o nosso sustento. Ou seja, se tiver feira, tem condições de levar comida para casa, se não tiver, não tem sobrevivência. Então a gente pede, aí, mais uma vez, que o comitê tenha sensibilidade de poder pronunciar, dentro do seu decreto, a liberação das feiras”, afirmou João Evangelista em entrevista à TV Cidade Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo ele, a Associação está em diálogo com os trabalhadores para passar todas as informações sobre os cuidados com a covid-19. “Apesar das dificuldades serem grandes, nós estamos conscientizando as pessoas, os próprios feirantes, que eles possam usar as suas máscaras, que eles possam orientar os clientes. A gente sabe que falta essa sensibilidade por parte de muitos clientes em usar [as máscaras], mas a gente sabe que essa é a única forma que temos de salvar as vidas”, explica.
Leia também | Governador Camilo Santana decide manter decisões do decreto anterior por mais uma semana
O que Camilo havia dito sobre as feiras livres anteriormente
No dia 11 de junho, quando o governador do Ceará anunciou as medidas que estão funcionando atualmente, ele afirmou que o Governo faria uma reunião com os membros do comitê que discute a flexibilização para pensar os protocolos de retomada das feiras livres.
“Lembrando que essa semana haverá uma reunião de membros do comitê, nós temos um grupo de trabalho que trata das questões de flexibilização da economia, e que teremos a reunião durante essa semana, para discutir os protocolos do retorno das feiras livres nessas quatro macrorregiões do estado do Ceará, para que elas possam retornar a partir do dia 21 deste mês”, disse ele, na ocasião.
Leia também | Fortaleza terá 113 centros de vacinação contra a covid-19 a partir de segunda-feira (21)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<