ENTREVISTA EXCLUSIVA

‘Do alto dos seus 90 anos, FHC merece compreensão e perdão’, diz Doria sobre apoio a Lula

João Doria comentou falas recentes do ex-presidente tucano em apoio ao rival político histórico

Compartilhe:
2 de julho de 2021
Márcia Catunda

João Doria (PSDB) afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) merece “compreensão” e “perdão” pelas falas sobre a possibilidade de apoio ao ex-presidente Lula (PT) nas eleições de 2022. Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, o governador do Estado de São Paulo deixa claro o seu “respeito” e “admiração” pelo ex-presidente tucano, mas discorda sobre a possibilidade de apoio ao petista.

‘Do alto dos seus 90 anos, FHC merece compreensão e perdão’, diz Doria sobre apoio a Lula
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Tasso elogia diálogo entre Lula e FHC, mas avisa: “necessário, mas não vejo nenhuma sinalização política a partir daí”

Em maio deste ano, Lula e Fernando Henrique Cardoso, opositores políticos históricos, tiveram um encontro, articulado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim. No mesmo período, o ex-presidente tucano falou à imprensa que procura uma “terceira via” para as eleições de 2022, ou seja, uma opção que não seja Lula ou Bolsonaro (sem partido). Porém, FHC também levantou a possibilidade de que, se fosse preciso, votaria no petista para tirar o atual presidente do poder.

Leia também | Eleições 2022: Doria virá ao Ceará para encontros com Tasso Jereissati e Camilo Santana

Questionado sobre esta aproximação, João Doria disse: “quero registrar meu profundo respeito pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Do alto dos seus 90 anos, ele merece compressão e perdão, por tudo que fala e por tudo que faz. A contribuição que Fernando Henrique deu à democracia brasileira, a estabilidade constitucional do País, os exemplos que promoveu de apoio aos mais pobres, aos mais humildes, a redução das diferenças sociais, lhe dão o crédito para falar, ou circunstancialmente até cometer pequenos equívocos. É uma pessoa pela qual eu tenho o maior respeito e muita admiração”.

Além disso, o governador de São Paulo também falou que teria ouvido diretamente de FHC que o seu apoio continua com os líderes tucanos. “E quero, também, dizer que o próprio Fernando Henrique Cardoso declarou, não só a mim, como a outros líderes do PSDB, governadores, prefeitos, senadores e deputados, que ele apoiará sim o candidato vencedor das prévias do PSDB e apoiará este candidato como a melhor via para disputar as eleições presidenciais de 2022”, afirmou João Doria.

Já Tasso Jereissati (PSDB), outro importante líder entre os tucanos, afirmou, em entrevistas recentes, que poderia apoiar um candidato desta “terceira via” que fosse fora do seu partido. Sobre o senador cearense, Doria disse: “eu e ele temos tido, circunstancialmente, alguns pontos discordantes. Eu entendo que a melhor via, não a terceira via, será uma via do PSDB”.

Leia também | “Sem o povo na rua, nós não teremos impeachment no Brasil”, diz João Doria

Jornal da Manhã, com Patrícia Calderón, entrevista João Doria

A entrevista com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), faz parte do programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Fortaleza, que estreia neste sábado (3) com o comando da jornalista Patrícia Calderón. A entrevista com o tucano, na íntegra, será exibida no dia 10 de julho. Além da rádio, o programa poderá ser visto por meio do perfil no YouTube da Jovem Pan News Fortaleza e em um podcast nas plataformas digitais.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.