O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), retomou o atendimento presencial aos familiares/cuidadores dos 16 pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da unidade hospitalar, que, devido à pandemia, havia suspendido a interação.
O retorno ocorreu na última quarta-feira (30), no jardim do Hospital de Saúde Mental, como medida de segurança sanitária contra a Covid-19. As reuniões são realizadas uma vez por mês e os familiares recebem o apoio necessário para manter os cuidados com o parente diagnosticado com transtorno mental.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O objetivo do HSM é promover a orientação e o acompanhamento dos pacientes a fim de evitar a reinternação psiquiátrica.
“Atuamos no sentido de oferecer os cuidados no ambiente familiar com uma equipe multiprofissional, conversando com a família, que são os cuidadores, sobre a importância de manter os cuidados desses pacientes quanto à administração e supervisão da medicação, higiene pessoal, promovendo autonomia e explorando suas habilidades. A importância desses cuidados familiares reflete no avanço do Serviço Domiciliar”, ressalta o psicólogo Adriano Júnior.
Importante frisar que durante o período de pandemia os atendimentos aos pacientes com transtornos mentais permaneceram em casa.
Apoio interdisciplinar
- Médico psiquiatra;
- Psicólogo;
- Enfermeiro;
- Assistente social;
- Terapeuta ocupacional
Critérios para acesso ao serviço
É necessário ser paciente do HSM com frequência de reinternações; residir em Fortaleza; dispor de, pelo menos, um cuidador ou responsável que execute as orientações necessárias à saúde do paciente; ser portador de transtorno mental crônico e não ser dependente de equipamento de monitoramento e sustentação à vida.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<