A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza continua sem previsão de convocar a população para uma repescagem da vacinação contra covid-19. Porém, os residentes da Capital não precisam que perderam o agendamento ou nunca foram agendados podem receber uma dose dos imunizantes através de outras estratégias.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendados para quinta-feira, 22 de julho (22/07)
Durante a live desta quinta-feira (22), a titular da SMS, Ana Estela Leite, informou que Fortaleza está trabalhando com a ampliação da faixa etária que poderá se vacinar sem a necessidade do agendamento.
“Não temos previsão de repescagem, estamos trabalhando com ampliação de faixa etária. Hoje, quem já tem 45 anos ou mais, que comprove que é residente do município de Fortaleza, que está cadastrado no Saúde Digital, essa pessoa pode procurar qualquer centro de vacinação para receber a sua primeira dose contra a covid-19”, disse a secretária.
Segundo Ana Estela Leite, na medida em que a Prefeitura de Fortaleza aumentar a quantidade de doses em estoque, essa faixa etária deve ser ampliada. “Na medida em que nós formos recebendo o maior número de doses para aplicar a primeira dose na nossa população, nós iremos progressivamente ampliando essa faixa etária de liberação, para que as pessoas possam receber a vacina, tanto quem perdeu por estar agendado quanto quem nunca foi agendado”, destaca.
Leia também | Uece desenvolve teste rápido e eficaz de detecção da Covid-19 pela saliva
Além disso, a secretária destacou algumas situações em que as pessoas que perderam o dia do agendamento da vacinação contra covid-19 podem procurar qualquer centro, sem a necessidade de repescagem. São eles:
- Casos em que a pessoa estava doente. Pessoas que tiveram covid-19 precisam esperar, pelo menos, 30 dias do início dos sintomas para receber o imunizante. Após esse período, é preciso apresentar o comprovante de agendamento anterior e o exame de covid-19.
- Casos em que a pessoa estava viajando a trabalho. Nessas situações, é preciso apresentar um comprovante, como a passagem, e a declaração da empresa afirmando que o cidadão estava viajando a trabalho.
- Casos em que a pessoa tomou a vacina contra gripe e precisa esperar o comprovante de 14 dias. Nestas situações, basta apresentar os comprovantes da vacinação contra gripe e do agendamento perdido.
Confira o vídeo ao vivo da Prefeitura de Fortaleza:
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<