O Governo do Ceará aguarda a chegada de mais três lotes de vacinas contra covid-19 nesta sexta-feira (6) e no sábado (7). Segundo divulgado pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), o Ministério da Saúde deve entregar 377 mil novas doses que serão distribuídas entre os municípios do Estado. Estes novos lotes incluem vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Janssen, o imunizante de dose única.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Leia também | Justiça define prazo de cinco dias para União se manifestar sobre repasse de vacinas ao Ceará
Deste montante anunciado pelo governador, o primeiro lote deve chegar na noite desta sexta-feira, às 21h55, com 175.500 doses da Pfizer e 4.500 da Janssen. Na mesma noite, o Estado recebe 91.500 doses da AstraZeneca, com programação para chegar por volta das 22h40. No sábado, ao meio-dia, o Ceará receberá mais 105.500 doses da AstraZeneca.
O anúncio do governador foi feito através das redes sociais por volta das 7h da manhã desta sexta-feira. Esta previsão do número de vacinas que serão entregues e do horário em que elas chegarão ao Estado são dados enviados pelo Ministério da Saúde do Governo Federal.
Já amanhã, às 12h, está previsto outro lote da AstraZeneca, com 105.500 doses, de acordo com o Ministério da Saúde. Seguimos na luta por mais vacinas para todos os cearenses.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) August 6, 2021
Leia também | Ceará tem caso de sarampo após mais de um ano sem a doença; confira o calendário vacinal
Ceará suspende compra de 5,5 milhões de doses da Sputnik V
O governador Camilo Santana informou por meio das redes sociais que resolveu, juntamente com os outros governadores do Nordeste, suspender a compra da vacina Sputnik V.
A expectativa era que o Ceará recebesse mais de 5,5 milhões de doses do imunizantes. Contudo, segundo Camilo, limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde o começo do processo, tem dificultado a efetivação da compra.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Ainda de acordo com o gestor, a vacina já está sendo usada em 69 países e possui eficácia comprovada de 91,6%. Ele ainda destacou os esforços que o Estado tem feito para imunizar a população, principalmente depois da identificação de casos da variante Delta do coronavírus no Ceará.
“Diante da lentidão do Governo Federal no fornecimento de vacinas para os estados, temos buscado todas as formas da aquisição direta junto aos laboratórios para acelerar a vacinação, principalmente com a ameaça da nova variante Delta”.
Diante da lentidão do Governo Federal no fornecimento de vacinas para os estados, temos buscado todas as formas da aquisição direta junto aos laboratórios para acelerar a vacinação, principalmente com a ameaça da nova variante Delta. (cont)
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) August 5, 2021