FORTALEZA

Após morte, Sarto determina ‘prioridade máxima para encontrar alternativas para feirantes da José Avelino’

O prefeito de Fortaleza afirmou que abriu um processo administrativo para apurar a ação da Guarda Municipal desta quarta-feira (18) que terminou em um morto e dois feridos

Compartilhe:
18 de agosto de 2021
Márcia Catunda

Após a morte de um feirante durante um confronto com agentes da Guarda Municipal, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse, em uma rede social, que determinou “prioridade máxima” na busca de soluções para os ambulantes do Centro. Na publicação, o gestor também lamenta “os episódios de violência” e afirma que abriu um processo administrativo para apurar o caso.

Após morte, Sarto determina ‘prioridade máxima para encontrar alternativas para feirantes da José Avelino’
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Influenciadora digital filma próprio assalto na Beira Mar de Fortaleza

O conflito entre a Guarda Municipal e os ambulantes da região próxima à rua José Avelino começou por volta das 2h da madrugada. Os agentes de segurança dispararam bombas de efeito moral e balas de borracha. Nadson Abdnego, um feirante de 30 anos, foi atingido durante o confronto, chegou a ser socorrido e levado para o Instituto Doutor José Frota, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros dois ficaram feridos, segundo a associação dos ambulantes.

Por volta das 10h45, o prefeito de Fortaleza tratou sobre os ambulantes José Avelino em uma publicação nas redes sociais: “Estabeleci prioridade máxima para, juntos, encontrarmos uma alternativa digna para os ambulantes que ocupam o entorno da rua José Avelino. Uma solução que respeite o uso e a ocupação dos espaços públicos e o decreto de isolamento social em vigor”, escreveu.

Sobre a ação das forças de segurança que resultou na morte do feirante, Sarto publicou: “Informo ainda que conversei com as autoridades de segurança pública do Estado para acompanhar as investigações dos fatos ocorridos durante a operação de fiscalização nesta madrugada. Determinei também a abertura de processo administrativo para apurar com todo rigor possíveis excessos”.

Leia também | Beneficiários do Bolsa Família receberão vale gás a partir de setembro

O prefeito concluiu a sua declaração lamentando o episódio de violência e informando que a gestão mantém um diálogo aberto com os trabalhadores. “Lamento os episódios de violência e me solidarizo com as vítimas. Vou empregar toda minha energia para evitar novos confrontos. A Prefeitura de Fortaleza mantém canais de diálogo aberto com os trabalhadores para garantir o ordenamento urbano e evitar aglomerações na área”, conclui.

A região do entorno da rua José Avelino é motivo constante de conflito, mesmo em gestões anteriores à de Sarto. No último sábado (14), os agentes da Guarda Municipal já haviam entrado em confronto com os ambulantes da região.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.