Ícone do site Portal GCMAIS

Chesf alerta que cidades do Ceará podem sofrer apagão

Chesf alerta que cidades do Ceará podem sofrer apagão

Foto: Chesf / Divulgação

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) alertou, em nota, que diversas cidades do Ceará, incluindo Fortaleza, Região Metropolitana e outros municípios do interior, podem sofrer um apagão. Segundo a Companhia, cerca de 120 torres das linhas de transmissão de 230kV e 500kV estão sendo sistematicamente sabotadas e podem vir a gerar quedas das torres e desabastecimento de energia elétrica.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Novo pagamento do auxílio emergencial começa amanhã (21); veja calendário

De acordo com o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, a forma como as torres estão sendo danificadas dão indícios de que, de fato, estas ações são fruto de sabotagem. “Essa ação é claramente um ato de sabotagem pois quem está fazendo essa retirada de peças tem experiência com esse tipo de atividade e tem conhecimento que o resultado da ação é a queda de torres de transmissão, como já aconteceu, causando prejuízo a toda sociedade”, afirma.

Em 9 de maio deste ano, uma torre de transmissão chegou a desabar na rodovia CE 401, causando graves riscos de acidentes, especialmente para as comunidades que moram na região. Na ocasião, a Chesf acionou a polícia estadual, federal e a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, para investigar quem poderia estar realizando estas ações criminosas.

Publicidade

“Para derrubar uma torre com mais de 30 metros de altura é preciso retirar muito material de sua base. Estamos tornando mais difícil o furto, com fiscalização, vigilância e novos procedimentos de fixação dos equipamentos, porém mesmo com todas as nossas ações, até o momento, os atos de sabotagem continuam.” afirmou o diretor.

Estima-se que cerca de 20 toneladas de perfis metálicos de 120 estruturas já foram retirados das torres de transmissão pelos sabotadores, o que dá um prejuízo de mais de R$ 2 milhões para a Chesf.

Leia também | Novo Bolsa Família: Governo garante Auxílio Brasil de R$ 300; veja como se inscrever

O diretor avalia, ainda, que, diante do fato de que o Ceará e outros estados do Nordeste estão transmitindo energia elétrica para as demais regiões diante da crise, estas ações dos sabotadores podem gerar um apagão em cidades de fora do Estado.

“Nesse momento de escassez hídrica em que o Norte e Nordeste estão exportando energia para o Sudeste e Sul, uma queda de energia provocada por sabotagem e derrubada de torres no Ceará pode provocar desligamentos de grande porte, já que temos um sistema elétrico nacional interligado. Para que essa sabotagem se interrompa, é fundamental fortalecer o policiamento, investigação e haver a responsabilização das pessoas envolvidas”, conclui Franklin.

Leia também | Adolescente de 15 anos enfia cabo USB no pênis e é operado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile