COVID-19

Ceará pode vacinar 100% dos adultos após compra direta da CoronaVac

Durante o evento de entrega destas doses, o governador afirmou que pretende comprar ainda mais vacinas para aplicar na 3ª dose

Compartilhe:
22 de setembro de 2021
Márcia Catunda

O Ceará pode concluir a vacinação de toda a população adulta contra a covid-19 após a compra direta das vacinas da CoronaVac, segundo informado pelo governador Camilo Santana durante um evento no Instituto Butantan, em São Paulo. O líder do Executivo Estadual esteve na instituição para garantir a compra direta de 300 mil doses, sem a participação do Ministério da Saúde.

Ceará pode vacinar 100% dos adultos após compra direta da CoronaVac
Foto: Reprodução / Twitter

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Leia também | Pessoas com 30 anos ou mais podem se vacinar em Fortaleza sem agendamento

Durante o evento, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (22), o governador comemorou o avanço da vacinação contra covid-19 em Fortaleza e nos demais municípios do Ceará. “Atualmente temos mais de 90% dos adultos vacinados pelo menos com a primeira dose na Capital cearense, e quase 90% de adultos vacinados no Estado do Ceará, também pelo menos com a primeira dose”, disse o gestor.

Além disso, Camilo Santana afirmou que estas novas vacinas vão garantir a população de todos os adultos do Estado. “O pedido [de compra direta] foi uma decisão do comitê científico do Ceará, que esteve recentemente no Butantan com o presidente Dimas Covas, e estamos recebendo agora de imediato 300 mil doses para imunizar logo 100% dos adultos no Ceará”, disse.

Leia também | Projeto que cria Selo Município Sem Racismo é aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará

O governador do Ceará afirmou, ainda, que tem planos de realizar a compra direta de mais imunizantes do Instituto Butantan, tanto da CoronaVac quanto da Butanvac, a vacina que está sendo produzida pela instituição. De acordo com ele, a proposta é garantir a vacinação daqueles que vão precisar da 3ª dose e dos adolescentes, mas o Governo do Estado ainda aguarda a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“O restante das vacinas será pedido por demanda pelo Estado, através da secretaria estadual de Saúde (Sesa). Com isso, podemos ajustar nossas vacinas para aplicar a terceira dose nos idosos, e vacinar os nossos adolescentes. Por uma questão de prudência do próprio comitê, estamos aguardando a autorização da Anvisa para que a gente possa fazer essa solicitação das 3 milhões de doses da Coronavac. E já queremos entrar na fila para receber também a ButanVac para o Ceará, até porque não sabemos ainda de forma clara se deveremos permanecer a vacinação todos os anos”, antecipou o governador.

Leia também | Anvisa determina recolhimento de lotes da CoronaVac; Ceará já havia interditado 2 remessas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.