O principal erro encontrado é a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual
Imposto de Renda: 870 mil contribuintes caíram na malha fina; saiba se você está na lista
Cerca de 870 mil contribuintes caíram na malha fina este ano, o equivalente a 2,4% do total. De acordo com a Receita Federal, foram entregues mais de 36 milhões e 800 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, ano base 2020.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre as declarações retidas, quase 667 mil são de contribuintes com imposto a restituir. Em outras cerca de 182 mil há imposto a pagar e 20 mil 663 possuem saldo zero. O principal erro encontrado, em 41,4% por cento das declarações, é a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual.
As deduções da base de cálculo, principalmente de despesas médicas, provocaram a retenção de 30,9% dos documentos. Ao ser intimado ou notificado, o contribuinte poderá fazer a correção por meio de uma declaração retificadora.
Também é possível apresentar documentos ou comprovantes que atestem os valores declarados que foram apontados como pendentes no extrato.
Leia também | Imposto de Renda: veja como saber se você caiu na malha fina
Como conferir se caiu na malha fina do Imposto de Renda
Para conferir o extrato, o contribuinte deve acessar o link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela, na página de abertura do e-CAC. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2021 para conferir se o documento caiu na malha fina.
Quem não tem problemas na declaração verá a mensagem “Em fila de restituição”. Quem já tiver recebido a restituição verá a mensagem “Processada”. Neste ano, a Receita pagou cinco lotes de restituição, o último, nessa quinta-feira (30).
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.