Consumo do alimento deve cair 14% este ano, na comparação com 2019
Brasileiro faz menor consumo de carne bovina em 26 anos
Com alta desenfreada nos preços, o Brasil registra o menor consumo de carne vermelha nos últimos 26 anos. O produto subiu mais de 30% nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Associado à alta da inflação e da queda no emprego – com mais de 14 milhões de brasileiros desocupados – o consumo do alimento deve cair 14% este ano, na comparação com 2019.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), será o menor nível de consumo registrado para a carne bovina desde o início da série histórica, em 1996.
Leia também | Fortalezense teve que pagar R$ 552 para custear cesta básica em setembro, afirma Dieese
A alta de preços obriga o brasileiro a procurar outros produtos que substituam a mistura e traz à mesa alimentos considerados menos nobres e mais pobres em nutrientes, como miolo, pé e pescoço de galinha. Com isso, grande parte da população não atinge preceitos nutricionais adequados ou a quantidade ideal para uma boa nutrição.
Uma pesquisa da Rede Brasileira de Soberania e Segurança Alimentar aponta que, até o fim do ano passado, 116 milhões e 800 mil brasileiros viviam em situação de insegurança alimentar. Além disso, 19 milhões de pessoas passavam fome.
Dados recentes do Datafolha mostram que 85% das pessoas reduziram o consumo de algum alimento neste ano. Do total, 67% diminuíram a ingestão de carne vermelha e 35% disseram ter reduzido a quantidade de arroz e feijão no prato.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.