CEARÁ

Redemoinho de poeira assusta moradores do Crato; entenda fenômeno

Apesar de assustador, o fenômeno não tem relação com as tempestades de areia registradas no sudeste

Compartilhe:
7 de outubro de 2021
Márcia Catunda

Diante das imagens recentes de fenômenos naturais que estão surgindo pelo Brasil, como as tempestades de areia que aconteceu no interior de São Paulo, um vídeo de um redemoinho de poeira está assustando os moradores do Crato, na região do Cariri, no Ceará. Porém, os cearenses não precisam ter medo: o fenômeno do interior do Estado não tem nenhuma relação alguma com as tempestades de areia do Sudeste.

Redemoinho de poeira assusta moradores do Crato; entenda fenômeno
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Vídeo: tempestade de areia faz outdoor voar e motoqueiro quase é atingido

O vídeo foi feito na manhã desta quinta-feira (7) e mostra a grande quantidade de poeira sendo arrastada pelo vento forte.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

De acordo com a Funceme, este é um fenômeno que costuma ter uma curta duração. Ele acontece quando o ar quente sobe de forma rápida, ganhando rotação e absorvendo, pela diminuição da pressão no seu interior, o que está ao redor, especialmente a poeira que está na base dele. Assim, a poeira levanta, deixando visível o redemoinho.

Apesar de ser assustador, o fenômeno que foi registrado no Crato não tem nenhuma relação com as tempestades de areia do sudeste. Segundo Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, o que aconteceu no interior de São Paulo é resultado de um conjunto de condições ambientais específicas.

“A nuvem de poeira observada no interior de São Paulo foi gerada pelo vento intenso de uma frente de rajada, resultado do desenvolvimento, em forma de linha, de grandes de nuvens de chuva na área. Antes da chuva, o vento que ultrapassou 80 km/h em alguns pontos, levantou o solo ressecado pela estiagem na região, que enfrentou um dos invernos mais secos e quentes dos últimos anos. Além disso, incêndios de grandes proporções em vegetações e plantações contribuíram para a disponibilidade de material seco levantado pelos ventos”, explica.

Leia também | Veja listas de agendados para vacinação em Fortaleza até domingo (10)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.