Ícone do site Portal GCMAIS

Cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o Fies

FIES terá mais de 110 mil vagas em 2022; saiba quem tem direito e como se inscrever

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Atualmente, cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, segundo o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Fies é um programa que financia o curso superior de estudantes de baixa renda em universidades particulares. O pagamento só começa depois da formatura, mas muitos não conseguem pagar a dívida e passam a ser considerados inadimplentes quando ficam com mais de 90 dias de atraso.

A inadimplência gera vários problemas. A pessoa tem o nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito. Com o nome negativado, fica muito mais difícil conseguir um empréstimo, um financiamento de imóvel ou carro, por exemplo. Até abrir uma conta bancária e adquirir um cartão de crédito podem ser um problema.

Segundo o advogado e economista Alessandro Azzoni, essa negativação prescreve após cinco anos, mas a dívida ainda pode ser cobrada. Para quem entrou nesta situação, uma saída é utilizar programas de regularização do governo federal. Já ocorreram duas vezes, em 2019 e 2020, mas no momento não há, segundo o FNDE, renegociação vigente nos agentes financeiros do Fies.

Publicidade

Há um estudo entre o Fundo e o Ministério da Economia para uma nova rodada, mas ainda sem previsão.

Leia também | Ceará registra 139 casos de trabalho infantil em 2021

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile