A carteira digital de trânsito é um aplicativo para celulares que agrega documentos digitais do cidadão brasileiro. Atualmente os documentos disponíveis são: CNH Digital e CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Leia também | Beneficiários do Bolsa Família vão receber 13º salário em 2021? Entenda
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O aplicativo funciona somente em aparelhos de telefonia móvel e tablets, que devem possuir um dos seguintes sistemas operacionais: iOS, versão igual ou superior a 10; Android, versão igual ou superior a 4.0.3.
Saiba como baixar a CNH digital no celular
- Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (iOS e Android) e se cadastre. Caso prefira, o cadastro poderá também ser feito no Portal de Serviços da SENATRAN (Portal de Serviços SENATRAN)
- Após o cadastro, será enviado um link para o e-mail informado. Você deve acessar esse link para ativar sua conta.
- Acesse o app e faça o login utilizando seu CPF e senha.
- Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
- Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação. São eles: “Validação pelo celular (Validação Facial); Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran); Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
- Ao escolher a validação facial o usuário deverá informar o CEP à época da emissão da CNH Física; efetuar a leitura do QR Code e realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo. Ao final da validação facial, informar o número do telefone.
Será necessária conexão com a internet somente na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.
Fui parado e o agente não aceitou a CNH digital. O que fazer?
A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial. Caso o agente se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no Órgão de Trânsito em que o agente trabalha ou na própria Secretaria Nacional de Trânsito Senatran e/ou ouvidorias.
CNH Popular será lançada na quarta (13) com 20 mil vagas; veja quem tem direito
O projeto CNH Popular será lançado nesta quarta-feira (13) pelo Governo do Ceará. A cerimônia que vai dar início a esta nova etapa do programa acontecerá no Palácio da Abolição e será transmitida nas redes sociais do governador Camilo Santana.
O lançamento da CNH Popular deve acontecer às 12h. Em outros momentos, o governador já havia antecipado que o programa iria começar ainda nesta primeira quinzena do mês de outubro.
Esta nova fase do programa deve abrir 25 mil vagas para que a população mais vulnerável do Ceará possa ter acesso ao documento de habilitação de forma gratuita. Diferente das outras versões desta iniciativa, o programa não será focado apenas em pessoas interessadas na carteira de categoria A (para motos), mas também vai ofertar o documento de categoria B (para carros).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<