ECONOMIA

Pioram as projeções para inflação e PIB em 2021

Instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 5,04% para 5,01%

Compartilhe:
19 de outubro de 2021
Portal GCMAIS

A projeção do mercado financeiro para a inflação em 2021 piorou pela 28ª semana seguida. Toda semana, o Banco Central divulga o boletim Focus, com as previsões do mercado em relação aos principais indicadores da economia.

Pioram as projeções para inflação e PIB em 2021
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O boletim desta semana revelou que a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021, índice que é considerado a inflação oficial do país, subiu de 8,59%, na semana passada, para 8,69%, esta semana.

No mês passado, segundo o IBGE, que apura o IPCA, a inflação subiu 1,16%, puxada principalmente pela energia elétrica e pelos combustíveis. Foi a maior alta para o mês de setembro desde 1994 e, com o resultado, o indicador passou a acumular altas de 6,9% no ano e de 10,25% nos últimos 12 meses.

Outra projeção do boletim Focus desta semana é a relacionada ao PIB, o Produto Interno Bruto. As instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 5,04% para 5,01%.

Já as projeções relacionadas à Selic e ao câmbio se mantiveram as mesmas da semana passada: o mercado acredita que a taxa básica de juros, hoje fixada em 6,25% ao ano, termine 2021 em 8,25%; e o dólar deve encerrar o ano cotado a R$ 5,25.

Leia também | Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 16,9 milhões

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.