SAÚDE

Zika, dengue, chikungunya e Ebola são candidatas a vacinas e podem se tornar pandêmicas

Entre os maiores riscos de se tornarem futuras epidemias estão doenças já bem conhecidas

Compartilhe:
21 de outubro de 2021
Portal GCMAIS

Pesquisas realizadas durante a pandemia de Covid-19 devem facilitar o desenvolvimento de novas vacinas contra doenças prioritárias. A cientista Sarah Gilbert, do Instituto Jenner, criadora do imunizante da Oxford contra o novo coronavírus, listou ao menos 13 doenças, entre elas, dengue, zika e chikungunya, para terem vacinas que possam evitar futuros surtos e epidemias.

Zika, dengue, chikungunya e Ebola são candidatas a vacinas e podem se tornar pandêmicas
Foto: Arquivo/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo a pesquisadora, a nova geração de vacinas será de rápido desenvolvimento, já que os novos métodos permitem utilizar praticamente uma mesma fórmula-base.

No método clássico, para cada imunizante era necessário começar do zero ao selecionar cada matéria-prima. No caso da vacina contra a Covid-19, foi utilizada uma plataforma com um vírus geneticamente modificado que não causa infecções nas pessoas.

Leia também | Ceará tem 100% das UTIs infantis ocupadas por pacientes que tratam a Covid-19

A partir daí, a inclusão de material genético necessário para treinar o sistema imunológico a atacar criou a fórmula aplicada contra o Sars-Cov-2. Outras duas vacinas – a Moderna e a Pfizer-BioNTech – utilizam plataformas diferentes, mas seguem a mesma linha adaptável.

Isso significa que a base desses estudos pode ser aplicada a outros tipos de imunizantes para diferentes doenças. Entre os maiores riscos de se tornarem futuras epidemias estão doenças já bem conhecidas. A primeira da lista é a Mers, causadora da Síndrome Respiratória do Oriente, também da família do coronavírus. Lassa, provocada por vírus transmitido por ratos; Febre hemorrágica da Crimeia e do Congo, transmitida por carrapatos e Nipah, virose de morcegos e porcos que afeta o cérebro.

A quinta candidata à vacina é a Zika, seguida do Ebola e da Febre de Vale do Rift, esta também transmitida pelo Aedes aegypti, como as seguintes na listaChikungunya e Dengue.

Depois, vem Hantavírus, a síndrome cardiopulmonar provocada por urina e fezes de roedores; a Peste, doença infecciosa de diversas variantes; Marburg, um tipo menos letal que o Ebola; e a Febre Q, transmitida ao homem por bactéria animal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.