ATENÇÃO

Pessoas que receberam ligações do próprio número devem fazer denúncia ao Procon Fortaleza

As operadoras foram notificadas e terão o prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos.

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29 de outubro de 2021
Assistente de Redação Vídeo

Na manhã desta sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Fortaleza, em parceria com o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), realizou audiência pública com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo, sobre ligações que a população vem recebendo do seu próprio número.

Pessoas que receberam ligações do próprio número devem fazer denúncia ao Procon Fortaleza
Foto: Pexes

O vereador Wellington Sabóia (PMB), propositor do debate, destacou que as operadoras precisam dar um retorno imediato sobre essas ligações. “Nós buscamos uma resposta efetiva e técnica do que está acontecendo. Se está havendo vazamento de dados? Se há risco aos consumidores? Ou é um erro técnico. As quatro operadoras presentes foram notificadas e terão o prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos”, questionou o parlamentar.

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A diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, reforçou que a reunião teve como base reclamações de 66 consumidores pelo recebimento de chamadas do próprio número. Segundo as informações prestadas pelos usuários, 98,5% das denúncias foram direcionados à operadora Oi, sendo 47% do público feminino e 53% masculino.

“A gente já tinha notificado as quatro operadoras de telefonia e fomos provocados também pela Câmara Municipal de Fortaleza. Estamos aguardando um retorno sobre essa situação ou o que pode estar acontecendo em relação a isso. Nós temos, como Procon, a preocupação do vazamento de dados dos consumidores aqui de Fortaleza, pois essas ligações do próprio número têm acontecido bastante e a gente orienta que as pessoas façam a reclamação nos nossos canais de atendimento”, disse Eneylândia frisando a importância da realização da denúncia.

De acordo com os representantes, as operadoras não receberam nenhuma notificação dos usuários sobre a situação, mas que solicitará da área técnica informações sobre o ocorrido.

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Canais para as denúncias de ligações do próprio número

O Procon reforça a necessidade de notificar os casos ao órgão. No ato da denúncia, os usuários devem informar o dia e o horário da ligação do próprio número e que também façam a reclamação na sua operadora.

Telefone: 151
Site: www.fortaleza.ce.gov.br/defesadoconsumidor
Aplicativo: Procon Fortaleza
Operadoras: Oi: *144 ou 1057; Claro: 1052; Vivo: *8486; Tim: *144

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