Projeto que tramita na Câmara dos Deputados visa implementar novas regras para realização do procedimento
Regras para fertilização in vitro podem ter mudanças no Brasil
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode dificultar a realização de fertilização in vitro no país. Conhecido pela sigla FIV, o procedimento é uma das técnicas mais complexas de reprodução assistida.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Um especialista fecunda o óvulo e espermatozoide em laboratório, formando embriões, que são cultivados, selecionados e transferidos para o útero de uma mulher.
O projeto que tramita na Câmara dos Deputados visa implementar novas regras para realização do procedimento. De autoria do ex-deputado Lúcio Alcântara (então, do PSDB), foi proposto em 2003 e voltou ao centro do debate nas últimas semanas após receber um parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Entre as principais mudanças está o limite no número de embriões que poderão ser produzidos e transferidos, que seria limitado a apenas dois, e a proibição do congelamento dos embriões. Segundo especialistas, são mudanças que diminuem consideravelmente as chances de gravidez e praticamente inviabilizam o procedimento.
Além disso, dois outros fatores jogam contra a realização da fertilização in vitro no país: uma decisão judicial do Superior Tribunal de Justiça(STJ) que desobrigou planos de saúde de custearem o procedimento e uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina que já está valendo e restringe a oito o número de embriões que podem ser gerados em laboratório em tratamentos de reprodução assistida. Não havia limites até junho deste ano.
Vale ressaltar que a FIV, que é indicada para tratamento de infertilidade, para afastar o risco de doenças hereditárias graves e também é a única opção para famílias homoafetivas, por exemplo. A fertilização pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a fila de espera gira em torno de três anos.
Leia também | Cearense consegue na justiça decisão para realizar fertilização in vitro pelo SUS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.