Ao todo, serão 99 pacientes pré-agendados para realização de exames e orientações sobre tratamento da doença
Mutirão de atendimento especializado para pessoas com diabetes acontece no HGF
Na sexta-feira (5) e no sábado (6), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza a segunda edição do “Diabetes em Ação”. A iniciativa faz parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Ao todo, serão 99 pacientes pré-agendados para realização de exames e orientações sobre tratamento da doença.
Vale ressaltar que essa doença é crônica e sem cura que ocorre quando há um excesso de açúcar (glicose) no sangue, ou seja, uma elevação na glicemia. Isso acontece porque as células do pâncreas não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou porque o organismo não consegue utilizar esse hormônio da forma correta (diabetes tipo 2).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A enfermidade já atinge mais de 10% da população mundial e é apontada como a quarta maior causa de morte no mundo. Seu diagnóstico precoce é essencial no controle dos níveis de glicose e evita complicações mais graves como cegueira, perda da função dos rins, alterações dos nervos, amputações e doenças cardíacas.
Serviços ofertados na ação
- Exame oftalmológico complexo: fotocoagulação a laser e a retinografia colorida;
- Atendimento endocrinológico;
- Atendimento nutricional;
- Avaliação de pé diabético
Leia também | Auxílio Brasil: veja como será pagamento, valor, calendário, inscrições e quem tem direito
Horário de atendimento
Os serviços serão realizados em dois turnos de atendimento na sexta-feira (5), além da manhã de sábado (6). Em cada turno, serão atendidos 33 pacientes previamente agendados pelo hospital.
“O desejo era de fazer um grande mutirão aberto ao público, como fizemos em 2019, que atendemos mil pacientes em único dia. Mas, com a pandemia [de Covid-19], tivemos mais uma vez de escolher pacientes mais graves que estavam na fila”, justifica o especialista.
Principais sintomas da diabetes
No tipo 1, os sintomas podem incluir dor de cabeça, náusea, ritmo cardíaco acelerado, sonolência e fraqueza. Já no tipo 2, os sintomas costumam não aparecer inicialmente, mas é possível identificar a doença através de alguns sinais como: infecções frequentes, feridas que demoram para cicatrizar, formigamento nos pés, furúnculos e alteração na visão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.