Ícone do site Portal GCMAIS

Conheça o equipamento capaz de identificar todo tipo de falsificação

Conheça o equipamento capaz de identificar todo tipo de falsificação

De acordo com o perito criminal e supervisor do NUPDC, Hugo Alcântara, a perícia criminal documentoscópica cresce muito com o suporte dos equipamentos. Foto: Pefoce/Divulgação

O estado do Ceará recebeu essa semana um equipamento para perícias documentoscópicas é o que há de mais moderno no mercado e permite análises mais precisas. É o Duplo Comparador Espectral de Vídeo.

A máquina é de tecnologia bielorrussa e é a única instalada em órgão de Polícia Científica no Brasil. O equipamento dispõe de um banco de dados com informações e elementos de segurança de diversos tipos de documentos; como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade/Registro Geral (RG), passaporte, papel-moeda (dinheiro), selos fiscais, entre outros. O Comparador Espectral também será essencial para a análise grafoscópica (de escritas), o que permite um laudo mais robusto para as provas periciais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O trabalho de análise manual de cédulas de dinheiro feito pelos peritos da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) muitas vezes leva tempo e exige sensibilidade dos profissionais. Aí quando a tecnologia entra em campo, facilita todo esse processo. O mais novo equipamento da Perícia está mudando a forma de atuação dos profissionais.

Mas o equipamento não é eficaz apenas para identificar cédulas falsas não. Documentos oficiais como a carteira de identidade que é muitas vezes mais difícil de saber se é falsa ou não, também passam pela avaliação da máquina.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

A Perícia Forense também recebeu um mouse portátil que pode ser utilizado em operações ou em perícias externas o que também faz muita diferença.

Conheça os detalhes dessa inovação na reportagem de Natália Campos, na TV Cidade:

Sair da versão mobile