Camilo e outros governador tentam sensibilizar o Ministério de Saúde para acelerar a vacinação de crianças.
JC Entrevistas: Camilo aguarda autorização para fazer compra direta de vacinas para crianças de 5 a 11 anos
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foi o entrevistado da edição especial do JC Entrevistas lançado nesta quarta-feira (22) no canal do GCMAIS no Youtube. No bate-papo, conduzido pelo jornalista Alexandre Medeiros, o chefe do executivo estadual falou de vários assuntos, como o enfrentamento à pandemia no Ceará, a retomada econômica no Estado e o cenário político para 2022.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Sobre o controle da pandemia no Ceará, um dos pontos que preocupa Camilo diz respeito à vacinação de crianças 5 a 11 anos. Para acelerar a imunização desse público, o governador reafirmou que o Estado está tentando fazer a compra direta de vacina, junto à Pfizer. Para isso, aguarda liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para não depender do repasse de vacinas por parte do Ministério de Saúde. Ao falar sobre o impasse da liberação, Camilo não poupou críticas ao Governo Federal, destacando a postura negacionista de Jair Bolsonaro à frente da presidência.
Leia também | Camilo deve deixar o Governo para concorrer ao Senado
“Nós tivemos dois grandes problemas nessa pandemia: a pandemia das Fake News, das maldades das redes sociais, desorientando a população, e a falta de uma coordenação nacional. São coisas que a gente nem imagina, como a maior autoridade desse país (se referindo a Bolsonaro) mudou de ministro de saúde cinco vezes, negou a pandemia, negou a vacina, nós atrasamos o início da vacina, lembramos que já perdemos mais de 600 mil pessoas nesse País e agora o Ministério ainda demora em tomar uma decisão que a própria Anvisa já orientou que deve iniciar a vacinação das crianças, até porque as crianças são assintomáticas. Você não sabe quando a criança está ou não está com o vírus. Então, ela pode estar com covid-19 e levar pra casa para os pais e para avós”, afirmou Camilo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Na sequência, o governador destacou que existe um movimento articulado de vários governadores para sensibilizar o Ministério da Saúde para liberar o quanto antes o repasse e a compra de vacina para atender o público infantil. “Então, nós já tomamos uma decisão enquanto governadores, caso a Anvisa autorize, estamos dispostos a comprar diretamente da Pfizer, que é quem tem a vacina para iniciar essa vacinação das crianças de 5 a 11 anos. Espero que o Ministério da Saúde, nós inclusive já solicitamos uma reunião dos governadores com o ministro, que ficou de ser agendada, para que possamos fazer um apelo para que o Ministério da Saúde já autorize, que inicie esse processo de vacinação aqui nos estados brasileiros. Isso vai ser muito importante para avanço do controle da pandemia em nosso País”.
Confira a íntegra da entrevista com Camilo Santana:
Leia também | JC Entrevistas: Eduardo Girão vê pré-candidatura de Moro como “presente” para o Brasil avançar no combate à corrupção

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Caminhão do Cidadão leva serviços gratuitos a 12 comunidades do CE na próxima semana

Cemitérios públicos da Capital são preparados para receber visitas no Dia das Mães

Senado aprova projeto que cria novo símbolo unificado de acessibilidade no Brasil
